Depois de receber a resposta de um requerimento sobre a compra de gibis pela Prefeitura, o vereador Nelson Hossri (Podemos) protocolou uma representação no Ministério Público. Na denúncia, o parlamentar anexou o documento enviado pela Secretaria de Educação que consta o gasto de R$ 530 mil com gibis da Turma da Mônica para a rede municipal de ensino.
Pelo ofício recebido pelo parlamentar, a administração municipal informou que, do total, R$ 427.592,00 foram utilizados para a compra dos livretos para o ensino infantil, ou seja, para crianças ainda não alfabetizadas. O documento, no entanto, não traz detalhes de como foi realizada a distribuição do material.
Ao MP, Nelson também enviou imagens feitas por mães de alunos que receberam o gibi, mostrando que não existem atividades lúdicas para a faixa etária de até quatro anos.No início do mês, Nelson recebeu professores e pais que denunciaram que os gibis ficavam guardados em armários nas escolas ou nas mochilas dos próprios alunos. Isso porque as crianças ainda não haviam sido alfabetizadas, não sabendo ler as revistinhas.
Ao todo, as crianças receberam dez gibis ao longo do ano, sendo um por mês. Cada revistinha contaria com um tema diferente para ser abordado em sala de aula.
“Esse é um claro desrespeito com o dinheiro público. Desperdiça recursos dos cofres públicos com algo que poderia ser gasto em outras prioridades, como, por exemplo, a merenda”, defendeu o vereador.