A vereadora Lucilene Della Ponta Araújo (PSDB) teve requerimento aprovado na última sessão (10/08) no qual solicita informações do Chefe do Executivo sobre a composição do Conselho Municipal da Mulher. 
No documento a parlamentar informa que o Executivo Federal sancionou a Lei de nº 10.745, de 09 de outubro de 2003, na qual se estabeleceu que o ano de 2004 seria o “Ano da Mulher”. A partir desta data, foram feitos muitos debates em relação a condição, aos direitos, as conquistas e as perspectivas futuras da mulher na sociedade brasileira.
Lucilene defende que os Conselhos Municipais são instrumentos importantes para o cumprimento e aprimoramento dos direitos da parcela da população que representam.
A vereadora faz parte do Conselho de Mulheres da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), desde 2014. Ela comenta que Nova Odessa está sem atividades e quer retomar os trabalhos, por este motivo pergunta a Administração como está a situação. De acordo com Lucilene, na região, apenas Hortolândia está com o Conselho Municipal ativo.