Como mudar crenças e preconceitos quando nosso comportamento pode ser consequência de um processo inconsciente, que sequer sabemos que existe? A escritora Cris Kerr compartilha o caminho para o leitor trazer esses pensamentos escondidos para a consciência no livro “Viés Inconsciente”, publicado pela editora Literare Books International.

Vieses inconscientes são preconceitos incorporados em nosso dia a dia e estão fundamentados em estereótipos de raça, gênero, raça, orientação sexual, idade etc. e afetam diretamente em nossos julgamentos e ações sem que prestemos atenção.

Com o subtítulo “Como identificar nossos vieses inconscientes e abrir caminho para a diversidade e a inclusão nas empresas” a autora conta que todas as pessoas têm vieses inconscientes. “Inclusive eu. Fazia alguns anos que eu trabalhava com diversidade e inclusão quando fiz um teste e descobri que tinha uma leve preferência por pessoas brancas. Os preconceitos guardados no meu inconsciente eram reflexo do que vi e ouvi desde a infância”, relata Cris Kerr..

Depois de trazer isso para a consciência, a autora pode buscar formas de desconstruir essas crenças e estereótipos. “Nos últimos 13 anos desde que fundei a CKZ Diversidade, já presenciei muitos momentos como esse — tanto em mim como nas cerca de cinquenta mil executivas e executivos que passaram por nossos treinamentos e consultorias”, revela a escritora.

Com prefácio de Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, a obra mostra como transformar a teoria em ações que resultam em empresas mais inclusivas e diversas. A autora compartilha tudo o que aprendeu sobre como descobrir nossos vieses inconscientes, como aprofundar conhecimento sobre diversidade, inclusão, cérebro inconsciente, segurança psicológica e outros temas importantes, como transformar a cultura e a liderança para termos pessoas mais diversas e inclusivas e, por fim, como podemos agir. 

SOBRE A AUTORA
Cris Kerr – Fundadora da consultoria CKZ Diversidade, professora na Fundação Dom Cabral, mestra em sustentabilidade pela FGV, pós-graduada em neurociência e comportamentos pela PUC-RS e idealizadora do primeiro fórum sobre diversidade na liderança do Brasil.

Ficha Técnica