Você já teve a curiosidade de saber como os depoentes são convocados para a CPI da COVID-19? O epidemiologista Pedro Hallal contou o fato curioso nesta quarta-feira, dia 24/05, no SALVE, canal do Porta dos Fundos na Twitch. Durante cerca de uma hora e meia de conversa com o apresentador Antonio Tabet e o também convidado Gabriel Totoro, Hallal respondeu perguntas da dupla e de espectadores sobre a convocação para a CPI e dúvidas sobre a transmissão e proteção contra o novo coronavírus. Os senadores ouvem o cientista hoje, dia 24/0, a partir das 9h.
Confira a transmissão:
https://www.twitch.tv/videos/1065521248
Pedro Hallal é epidemiologista e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele comentou que um senador da CPI solicitou a ele informações sobre o estudo que coordenou sobre o coronavírus: “Então, fiquei sabendo que havia um requerimento para eu participar, que logo foi aprovado. Chegou um Whatsapp oficial, de um número de Brasília, com um documento anexado. Era o requerimento assinado por Omar Aziz”, comentou.
O cientista também criticou o uso de medicamentos sem eficácia comprovada: “O problema nunca foi o remédio, mas a sensação de segurança que ele passa. Quando o presidente da república fala que pegou a doença e mostra a caixinha do medicamento para a população, ele dá a ideia de que se as pessoas pegarem o coronavírus, vão melhorar. Isso matou muita gente no Brasil”. Ele reforçou o uso de máscara sempre que possível e a vacinação em massa: “Todas as vacinas que temos atualmente servem para diminuir os casos de hospitalização e morte. Não tem essa de escolher: primeira que estiver disponível, vai lá e tome”, pontua.
Hallal ainda comentou sobre algo pouco discutido: as sequelas a longo prazo do coronavírus e o impacto da pandemia na saúde mental. Segundo o epidemiologista, as pessoas estão com dificuldade de retomar a vida. “Já me relataram que a sensação é parecida de quando estávamos aprendendo a andar de bicicleta quando criança e ficávamos com medo de tirar a rodinha”, exemplifica. “São crianças que ficaram dois anos sem ir ao colégio. A pandemia é o maior evento da nossa geração”.
Sobre o salve
SALVE é o novo canal do Porta dos Fundos, apresentado por Antonio Tabet na Twitch, plataforma de streaming para vídeos e jogos. A atração aborda assuntos de forma descontraída, bem-humorada e com constantes participações especiais de convidados e do público – principal característica da plataforma. O papo semanal, livre e aberto traz assuntos sobre atualidades, cultura pop, games, futebol, comportamento e entretenimento. No programa, Antonio Tabet já recebeu outros políticos como Eduardo Paes e Ciro Gomes.
Porta dos Fundos
O Porta dos Fundos é um hub de entretenimento para multicanais fundado em 2012 por Antonio Tabet, Fábio Porchat, Gregorio Duvivier, João Vicente de Castro e Ian SBF. O que começou despretensiosamente, com um grupo de amigos em busca de liberdade criativa, hoje é uma produtora consolidada, irreverente por princípios, que desenvolve conteúdos e formatos pensados nos novos hábitos da audiência. A originalidade nos projetos rendeu-lhe o prêmio do Emmy Internacional de Comédia em 2019, pelo Especial de Natal feito para a Netflix. Atualmente, o Porta dos Fundos trabalha com quatro frentes: a marca e toda a sua rede de distribuição, que conta com 35 milhões de fãs e mais de 8 bilhões de visualizações em diversas redes; o Porta dos Outros, unidade que entrega a expertise criativa como solução de narrativas para marcas, ajudando-as a se transformarem em publishers; o Porta Studio, braço de produção de formatos longos para TV e streaming; e o Backdoor, sua divisão internacional.
Em 2017, a empresa se tornou parte da ViacomCBS – grupo de entretenimento que inclui MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount Channel.