Poucos estrangeiros que vão competir nos Jogos de Tóquio irão se sentir tão à vontade quanto Eduardo Katsuhiro Barbosa. O atleta de judô do Time Ajinomoto viveu no Japão durante uma parte da infância e adolescência, na cidade de Hamamatsu, mesmo local da aclimatação da seleção brasileira no país. Com este “espírito japonês”, do país que inventou o judô, ele estreia nos Jogos neste domingo (25), a partir das 23h (horário de Brasília), na categoria 73 kg. O primeiro adversário será o francês Guillaume Chaine.
“Eu sei da minha responsabilidade nesta competição, pois representarei o meu país e todos os pesos leves do Brasil, mas o sentimento de satisfação de competir aqui é enorme. Pretendo dar tudo de mim neste domingo”, afirmou Katsuhiro, que já enfrentou o francês uma vez na carreira, no Grand Slam de Brasília, em 2019, quando foi derrotado nas oitavas de final.
Dos 6 aos 17 anos, Eduardo Katsuhiro morou com a família na cidade de Hamamatsu, mesmo local da base de preparação do judô brasileiro no Japão. “O fato de ter feito a aclimatação na cidade onde cresci vai me trazer uma energia especial no momento em que entrar na competição”, disse o judoca do Time Ajinomoto.
Projeto Vitória
O Time Ajinomoto faz parte do Projeto Vitória, iniciativa criada pela empresa em 2003, no Japão, e que chegou ao Brasil em 2019 com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do esporte nacional. Atualmente, 32 atletas olímpicos e paralímpicos compõem o grupo e recebem suporte relativo à nutrição e aos benefícios da ingestão de aminoácidos por esportistas de alto rendimento.
Sobre a Ajinomoto do Brasil
Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO® e o azeite de oliva tipo único TERRANO®, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD e aminoVITAL® GOLD DRINK MIX, produtos compostos por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,7 bilhões no ano fiscal de 2020. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 32 mil funcionários em todo o mundo.