Com 5,4 mil kits entregues, “Programa Cuidar” reforça ações de saúde em Hortolândia

Prefeitura beneficiou mais 108 mamães e bebês, na entrega de outubro deste ano

Leia + sobre  saúde 

Hortolândia reforça as ações públicas de saúde e bem-estar materno-infantil, por meio do “Cuidar: Programa de Atendimento à Gestante”. Neste mês de novembro, 108 mamães e bebês receberam kits de maternidade, fazendo o programa, em realização pela Prefeitura, atingir a marca de 5.426 kits entregues, de outubro de 2022  até agora. Os dados são contabilizados mensalmente pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, uma das pastas participantes.

A cerimônia desta quarta-feira (26) reuniu, no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, gestantes e seus familiares, bem como servidores e autoridades do Legislativo e do Executivo, como o prefeito José Nazareno Zezé Gomes e as secretárias Maria dos Anjos Assis Barros (Inclusão e Desenvolvimento Social) e Simone Locatelli (Educação, Ciência e Tecnologia) e os secretários Gérson Ferreira (Governo) e Leni Pauliuki (adjunto de Inclusão Social).

Um pouco antes do início do evento, o público testemunhou momentos extras de emoção, quando duas gestantes entraram em trabalho de parto – inicialmente uma e, algum tempo depois, a outra. Ambas foram atendidas pela pediatra Marta Hirayama e depois pela equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Secretaria de Saúde.

Ainda envolta pela forte emoção do momento, a pediatra, integrante do Projeto “Amigos do Peito“, vinculado ao Programa, orientou as gestantes sobre o risco de dirigir automóvel, quando o corpo sinaliza que entrará em trabalho de parto.

“Cuidado! Busquem ajuda e combine com alguém para apoiar vocês, neste momento. Se possível, combine com mais de uma pessoa, porque uma delas pode não atender ao telefone ou ter algum imprevisto”, recomendou ela.

A profissional também passou informações relevantes sobre o aleitamento materno, dentre elas a de que o leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de vida e, após isso, deve ser introduzida uma alimentação saudável, mantendo-se a amamentação, sempre que possível, até os dois anos de idade da criança. Lembrou aos presentes que, além dos aspectos nutricionais, a criança que mama no peito exercita a musculatura da face, o que favorece o desenvolvimento da fala e da expressão oral. Por fim, convidou a todas a buscar ajuda das unidades do SUS (Sistema Único de Saúde), caso tenham dúvidas ou dificuldades no processo de amamentar.

Com 5,4 mil kits entregues, "Programa Cuidar" reforça ações de saúde em Hortolândia

Reforça

Para o prefeito Zezé Gomes, o Programa Cuidar, que é intersetorial, reforça as ações de saúde, em Hortolândia.

“A gente pode fazer grandes obras, viadutos, mas o que mais toca no coração da gente é um projeto como esse: o de cuidar das crianças, das famílias, de entregar a moradia para o nosso povo. É isso o que realmente aumenta a autoestima das pessoas. O governo tem que fazer algo sempre voltado às famílias que mais precisam, cuidar do pré-natal e da saúde da criança. Por isso, estamos construindo mais estrutura de saúde. São mais três UBS (unidades básicas de saúde) – duas já em licitação. Vamos fazer a terceira. É estrutura de saúde, centros diagnóstico e imagem também, que a gente já está trabalhando para melhorar, para cuidar da saúde da mulher”, afirmou o prefeito.

Idealizadora e entusiasta do Programa, Maria dos Anjos, que também é primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, relembrou que a iniciativa cuida da criança em diversas fases, antes de nascer até chegar à escola, atendendo também a família, seja no SUS, seja por meio de formações profissionalizantes e apoio para obtenção de renda extra e ingresso no mercado de trabalho. Outro aspecto importante é seguir as recomendações das equipes de  saúde.

“O kit não tem chupeta nem mamadeira, mas tem um extrator de leite para ajudar a retirar o leite materno. Esta é uma orientação da equipe médica, para promover o aleitamento materno”, afirmou a presidente do FunSol.

Ajuda

Para as mães presentes, o encontro para a retirada do kit é um dos momentos marcantes do acompanhamento pré-natal.

“É tudo novo. Vai me ajudar, com certeza, este kit. Não terei que gastar, comprando algumas destas coisas. Eu recomendo o Programa”, afirmou Grace Hellen Albuquerque, de 24 anos, gestante de 37 semanas. A moradora do Nova Hortolândia é atendida na UBS Dom Bruno Gamberini e aguarda a primeira filha, Olívia.

Giovana Fátima Bento da Silva, também de 24 anos, mora no Jd. Amanda, onde faz o pré-natal na UBS do bairro. Com 38 semanas de gestação, ela terá em breve o segundo filho, o garotinho Isaac. “Moro em Hortolândia desde fevereiro deste ano e estou gostando. O atendimento médico é muito bom. A banheira do kit é muito legal”, comentou ela.

Saiba mais sobre o “Programa Cuidar”

Além de entregar o kit com roupinhas, fraldas, mamadeiras, mantas, banheira e outros itens úteis ao recém-nascido, a Prefeitura acompanha e orienta as futuras mamães e seus bebês, durante todo o pré-natal e o puerpério; monitora o ingresso da criança na creche e ainda auxilia membros da família que precisam se capacitar para ingressar no mercado de trabalho ou conseguir uma renda extra.

Confira os itens do kit Cuidar:

  • 1 cobertor

  • 1 toalha

  • 2 macacões

  • 2 “bodies” com calça

  • 1 saída da maternidade

  • 1 pacote de lenço umedecido

  • 3 meias

  • 3 Luvas

  • 1 pacote de fralda de boca com 3 unidades (fralda em tecido)

  • 1 sugador de leite

  • Termômetro

  • 1 pomada

  • 1 sabonete líquido

  • 2 pacotes de absorventes

  • 1 banheira

  • 1 mochila térmica impermeável

 

+ NOTÍCIAS NO GRUPO NM DO WHATSAPP