Quando as vagas estão escassas em nosso país, é fundamental olhar para outros países em busca de recolocação profissional e oportunidades melhores. Para tal ação, é importante aprender como fazer um currículo para empregos no exterior que se destaquem e transmitam, de forma clara e objetiva, suas competências pessoais e profissionais.
Porém, antes de sair colocando informações em um documento de forma desorganizada e errônea, é fundamental se organizar para uma candidatura no exterior. Assim, sua apresentação profissional ficará mais assertiva e suas chances irão aumentar drasticamente.
Planejamento e preparativos para vagas no exteriorAntes de criar seu currículo, é importante seguir alguns passos como escolher o local, conhecer a cultura e preparar os documentos para a oportunidade. Além disso, é uma boa prática se preparar para a entrevista do país de destino, já que empresas do exterior costumam apresentar características da localização que estão presentes. Separamos as principais dicas para te ajudar nessa tarefa:
1. Escolha o país e verifique os requisitos
Você quer trabalhar, por exemplo, no Canadá? Certamente existem muitas vagas para as mais diversas profissões por lá, mas é importante entender o que o país valoriza, tanto na questão pessoal quanto profissional. Fluência no idioma, costumes culturais e leis são pontos para checar antes de uma candidatura.
2. Converse com profissionais que atuam no país escolhido
Tanto para montar seu networking, quanto para conhecer os requisitos do país escolhido, a troca de informações com profissionais que atuam no país que você escolheu é crucial para evitar surpresas, principalmente as desagradáveis.
Pode ser ruim, em um primeiro momento, quebrar o gelo e puxar uma conversa com o desconhecido. Mas você verá que existem pessoas dispostas a fornecer informações com boa vontade.
3. Procure vagas online
Outro passo importante é verificar as vagas disponíveis no país de destino. Nesse ponto, você poderá se surpreender com o número de oportunidades não preenchidas e que possuem alinhamento com suas habilidades pessoais. Aproveite!
4. Prepare-se para a entrevista
Cada empresa possui características únicas ao conduzir uma entrevista de emprego. Isso inclui testes, dinâmicas e as conversas com pessoas estratégicas da empresa. Portanto, é fundamental entender como a empresa escolhida conduz seu processo de recrutamento.
Outro ponto importante é conhecer os hábitos e a cultura do país para não cometer gafes e, assim, jogar fora uma oportunidade preciosa.
5. Documentos e trabalhos voluntários
A última dica para seguir durante a preparação para um trabalho no exterior são os documentos e trabalhos voluntários. No caso do primeiro item, é importante entender o que você irá precisar comprovar caso seja selecionado para uma entrevista e até para uma possível oportunidade. Não deixe o despreparo de pregar uma peça nesse momento!
Já os trabalhos voluntários são uma ótima maneira de montar sua rede de contatos e ganhar experiência no país de destino. Além disso, esse tipo de trabalho pode te ajudar a emitir um documento específico para uma oportunidade profissional remunerada.Como fazer um currículo para empregos no exterior?Agora que você conheceu alguns pontos importantes para se planejar e se preparar para vagas no exterior, é fundamental montar seu currículo de forma adequada e que chame a atenção de recrutadores estrangeiros. Para isso, lembre-se de atentar para os seguintes pontos:
1. Modelo
O modelo do currículo, em boa parte dos casos, é fundamental para chamar a atenção de recrutadores. ?? importante, antes de tudo, verificar se um template mais moderno, com gráficos e informações dispostas de forma mais visual, são coerentes com a vaga pretendida.
Para áreas de propaganda, publicidade e marketing, por exemplo, um modelo mais “descolado” pode ser usado. Já para executivos, modelos mais formais e com destaque nas competências através das palavras são os mais recomendados.
2. Informações pessoais
Outro ponto de atenção são as informações pessoais. Documentos, habilitação, foto (em alguns casos) podem ser requisitos obrigatórios em alguns países e irrelevantes em outros, se atente a isso. A dica aqui é que as informações pessoais são importantes, mas devem ser personalizadas conforme a área e o país escolhido.
3. Experiência profissional
A experiência profissional é fundamental em qualquer currículo e isso não muda de um país para o outro. O que é importante nesse caso é saber que algumas vagas não relacionadas com o objetivo atual podem ser relevantes para a candidatura.
Explicamos: normalmente um desenvolvedor de software irá listar apenas as experiências na área para se candidatar em empregos no Brasil, já que essa é uma boa prática em nosso país. Porém, em alguns casos, uma experiência não relacionada pode ser interessante para um recrutador estrangeiro, já que algumas culturas valorizam as aptidões em várias áreas.
Mais uma vez, é importante se informar previamente para montar essa área do currículo.
4. Interesses pessoais e profissionais
Mais uma área fundamental do currículo, principalmente para vagas no exterior, é a listagem de interesses pessoais e profissionais. Isso acontece pela possibilidade de um recrutador estrangeiro não conhecer o Brasil, seus costumes e hábitos profissionais.
Além disso, os interesses pessoais e profissionais dizem muito sobre o perfil do profissional que este mesmo recrutador irá entrevistar, portanto, destaque o que você busca como pessoa e, também, como um profissional de qualidade.
5. Referências
Novamente, tudo o que contribui para o destacar o seu currículo dos demais deve ser inserido no documento. E no caso das referências isso não é diferente, já que um antigo empregador ou um ex-colega de trabalho pode ajudar no fornecimento de referências e na comprovação de que vale a pena escolher o seu perfil para uma oportunidade.
6. Domínio do idioma
Esse é o principal ponto do currículo e não deve, de forma alguma, ser negligenciado ou omitido. ?? crucial deixar bem claro ao recrutador o domínio do idioma do país/empresa e o quanto você está apto para se comunicar de forma eficiente.
Lembre-se que a comunicação é crucial para qualquer trabalho, então não é bom se prejudicar por informações inexistentes ou supervalorizadas.
Use voz ativa na comunicaçãoA última dica vale mais para currículos em inglês, mas é importante se certificar como outros idiomas lidam com esse item. Ao montar um documento na língua inglesa, é fundamental usar uma comunicação ativa, dizendo o que você fez ativamente em determinada posição ou em algum trabalho.
Apesar de uma empresa ser formada por um conjunto de pessoas, dar um destaque para o que você executou, de forma explícita, é um destaque para sua candidatura.
Em resumo
Os passos para montar um currículo, basicamente, seguem os mesmos padrões de um currículo para o Brasil: objetividade, clareza nas informações e destaque para as competências.
Porém, é importante verificar as especificidades para aprender como fazer um currículo para empregos fora do país e entender como os recrutadores estrangeiros lidam com os dados.
Se você deseja conhecer um pouco mais sobre as vagas do exterior, não deixe de consultar esse site sobre o assunto: Os 11 melhores sites para procurar emprego no estrangeiro.
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