Pelo Estatuto do Consórcio PCJ, as empresas associadas assumem a condução da entidade devido a vacância dos prefeitos na presidência do Consórcio em função das eleições municipais. Deste modo, foi eleito na reunião Plenária da entidade, realizada em Americana, em setembro de 2016, o Conselho de transição que coordenará o Consórcio PCJ de primeiro de janeiro até 31 de março de 2017.
A composição do Conselho ficou assim estabelecida: a presidência será exercida pela empresa Águas do Mirante, tendo como vice-presidentes a Odebrecht Ambiental e a Sabesp; como conselheiros ficaram os representantes das empresas: ArcelorMittal, Rhodia.
O novo Presidente do Consórcio PCJ desde o dia primeiro de janeiro é o Sr. Fernando Humphreys, que é diretor da empresa Águas do Mirante e das demais empresa do Grupo Aegea: Prolagos, Águas de Holambra, Águas de Matão e Aegea Engenharia, todas subsidiárias da Aegea Saneamento S/A.
Humphreys é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Paraná e também possui graduação em Administração de Empresas e pós-graduação em Gestão do Direito Empresarial, ambas pela FAE ??? Centro Universitário de Curitiba, MBA em Finanças pelo ISPG ??? Instituto Superior de Pós-Graduação de Curitiba e MBA em Infraestrutura pela FGV – Fundação Getúlio Vargas SP. Atua na área de saneamento básico há 10 anos, quando iniciou suas atividades em concessionária controlada pela Equipav S.A.
Além de conduzir o Consórcio PCJ, é função do Conselho de Transição convocar e organizar as eleições da nova Diretoria do Consórcio PCJ para o biênio 2017/2018, que assumirá a entidade a partir de primeiro de abril de 2017. Em quase 26 anos de história, o Consórcio PCJ foi presidido em cinco ocasiões pelas empresas associadas: 2001, 2005, 2009 e 2013, quando alterações no estatuto da entidade permitiu que essa alternativa fosse realizada durante o período de transição entre os mandatos dos prefeitos associados.
O atual presidente do Consórcio PCJ, Fernando Humphreys, convocará nos próximos dias uma reunião do Conselho para sua apresentação formal e início das discussões sobre o processo eleitoral da diretoria da entidade. Ainda durante seu mandato, ele deverá presidir uma reunião de diretoria do Conselho de Transição e a Reunião Plenária do Consórcio PCJ que elegerá o novo presidente e diretoria, o que deve acontecer no final do mês de março.