O presidente eleito para o biênio 2017/2018 na Câmara Municipal de Americana, Alfredo Ondas (PMDB) exonerou 36 dos 38 cargos comissionados da casa de leis. Esses cargos são de livre nomeação do presidente e foram indicados no mandato do ex-presidente e ex-vereador Pedro Peol (PV). 
Os novos nomes que ocuparão esses cargos devem passar por análise de uma comissão criada por Ondas. Essa comissão é formada pelo vereador Thiago Brochi (PSDB), secretária geral da câmara, Juliana Nadin, Gilberto Hackmann, do setor de finanças e os assessores parlamentares de Ondas, Mário Vinhas e Davi Evangelista.
“Vamos fazer um raio-x de tudo na Câmara, desde licitações, contratos, salários dos cargos de livre nomeação, vamos começar do zero”, disse Thiago Brochi, primeiro secretário da mesa diretora.  
Com essas análises, o presidente afirmou que as contratações dos cargos da presidência devem acontecer apenas em fevereiro ou março. 
Além dessas medidas, Ondas também disse que diminuirá o número desses 38 cargos mas que ainda não havia chegado a uma quantidade exata.  
Os assessores dos vereadores do mandato 2012-2016 também foram exonerados, totalizando, então 81 exonerações.