A prefeitura de Americana emitiu uma nota à imprensa nesta quarta-feira e fala que o município enfrenta “estado gravíssimo”. A nota ressalta principalmente os problemas enfrentados na área da saúde e diz que a greve piora a situação. Leia abaixo na íntegra:
Apesar de todos os esforços da Administração Municipal para superar os problemas causados pela queda da arrecadação que vem ocorrendo ultimamente, as dificuldades financeiras do município persistem. Essa situação levou à decretação da greve dos servidores, cujos salários têm sido pagos em parcelas, mas dentro de cada mês.
O agravamento dessa situação obrigou a Administração a decretar, recentemente, o estado de calamidade financeira no município. Uma decisão difícil, porém, necessária para que pudessem ser tomadas medidas de ajustes e redução de gastos da máquina administrativa.
Embora a Administração Municipal tenha mantido o diálogo aberto com o Sindicato dos Servidores, uma parte da categoria tem insistido em prejudicar a população com a paralisação dos serviços públicos. Durante o período de greve, instalou-se a crise na saúde, que é um dos setores mais sensíveis da vida dos cidadãos.
Com a rede de saúde afetada pela greve de forma parcial ou total, e que vem prejudicando, também, o atendimento público no Hospital Municipal, não há como não admitir que, lamentavelmente, estamos diante de uma crise gravíssima, que causa transtornos à vida de todos os munícipes que dependem dos serviços públicos.
A Administração Municipal reafirma, porém, sua disposição de dialogar com os representantes dos servidores, para que o impasse com a categoria seja superado neste momento de crise por que passa o município de Americana.
Prefeitura de Americana
04-01-2017