O Corpo de Bombeiros Municipal capturou, nesta sexta-feira, dia 24, uma jararaca no Sítio Portão Pesado, na área rural do Cruzeiro. A cobra tinha cerca de 1,10 metro de comprimento e guizo (conhecido também como chocalho) com oito anéis. Segundo mitos populares, cada anel representaria um ano de vida da cobra.
A jararaca, da espécie das cascavéis, foi encontrada por uma moradora de 76 anos, que acionou o Corpo de Bombeiros Municipal. Os bombeiros Vitor e Gutemberg foram os responsáveis pela captura. “No início deste mês, parte dos nossos colaboradores participou de um treinamento oferecido pelo Corpo de Bombeiros de Americana para o manejo de animais silvestres e já pudemos colocar as técnicas em prática na nossa cidade, em favor da nossa população”, comentou o comandante Pedro Alves de Souza.
A jararaca foi encaminhada para a Zoonoses, que fica responsável em dar destino correto ao animal. Provavelmente, a cobra será levada para o Instituto Butantã, em São Paulo, uma vez que seu veneno pode ser utilizado na produção de diversos tipos de medicamentos, inclusive para o próprio soro antiofídico.