Imagem ilustrativa
A Secretaria da Educação de Americana comunicou aos pais e profissionais da Creche Tainá, na Praia Azul, que nos próximos dias haverá transferência e remanejamento de todos os alunos para outras unidades. As atividades no espaço serão encerradas em função da incapacidade de expansão do espaço e por haver unidades próximas com vagas disponíveis.
Segundo a prefeitura, o anúncio não representará redução de vagas em creches, mas uma adequação para aquela região.
Os 12 alunos divididos em duas turmas serão transferidos para as creches Pitanga e Panambi, que ficam nas proximidades da unidade e tem disponibilidade para atender a demanda. Os profissionais também serão remanejados e a maioria vai para a Panambi.
A prefeitura ainda ressalta que o encerramento das atividades não representa fechamento ou diminuição na oferta de vagas, já que a Tainá não tinha capacidade de aumento.
De acordo com o cadastro de endereço dos estudantes, nenhum deles estudará a grande distância das novas escolas e, ainda assim, quatro serão atendidos com transporte escolar que já faz o transporte para chegar à Tainá.
A Panambi fica a 300 metros da Tainá e alguns alunos que irão para a Pitanga moram mais perto da nova do que da antiga unidade.
???O critério de seleção levou em conta proximidade e disponibilidade de vagas. Nenhuma das creches ficará acima do módulo de capacidade, que é 24 crianças por sala. No caso da Pitanga essa média será ainda menor???, disse a secretária da Educação, Juçara Florian.
Com a mudança, a Secretaria da Educação também deixará de pagar aluguel pelo espaço, que custa R$ 3.057,06 por mês.
NOVA CRECHE: Já está na fase final a obra de construção da Creche do Vale das Nogueiras, batizada com o nome de Tupã. A unidade está sendo preparada para receber 200 alunos. O imóvel terá 1.826,49 m2 de área construída, do total de 5.954,32 m² da área reservada à unidade.
DESAFIO: A Secretaria da Educação já vem se mobilizando para apresentar alternativas que disponibilizem vagas para estudantes em todas as séries da rede municipal para os futuros moradores dos condomínios Vida Nova 1 e 2, que se instalarão na Praia Azul. Ainda não é possível estimar o número de estudantes que necessitará de vagas na região, uma vez que os moradores não estão definidos.