A exposição itinerante Porta, Porteira e Portão ??? Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr’, em cartaz em Santa Bárbara d’Oeste, encerra sua visitação na próxima sexta-feira, 24 de março, no Centro de Documentação Histórica (Cedoc) da Fundação Romi. A mostra traz uma leitura contemporânea das principais lembranças do cotidiano da cultura caipira. A entrada é gratuita.
A mostra tem como elemento principal o “R” retroflexo e suas variações, características peculiares da identidade caipira, subdivididos em eixos temáticos, por meio de painéis e objetivos que evidenciam as artes, culinária, religiosidade, música, festas, entre outros.
A intenção do museólogo Rodrigo Santos e da historiadora Renata Gava, curadores da mostra, é a de valorizar a tradição local e ao mesmo tempo preservar a memória cultural. Eles pretendem ainda disseminar o conhecimento dos visitantes sobre a verdadeira identidade do interior, quebrando o estereótipo de que o caipira é um ser antiquado, de pouca instrução ou de costumes ultrapassados.
Além dos objetos e painéis de madeiras selecionados pelos curadores, a mostra também incorpora elementos das cidades em que percorre, por meio da contribuição dos responsáveis pelos espaços. Em Santa Bárbara d’Oeste, a equipe da Fundação Romi acrescentou itens como ferro de passar a brasa, moedores de carne, pimenta e café, ralador de milho, rádio de válvula, bule, coador de café, moringa de barro, balanças, caldeirão de ferro e unidade de medida.
Os visitantes são incentivados a produzir fotos para as redes sociais, utilizando a palavra-chave (ou hashtag) #SouCaipira. A próxima cidade a receber a mostra é Campinas, no Museu da Cidade, de 29 de março a 5 de maio.
A exposição foi contemplada pelo Edital de Difusão de Acervos Museológicos, do Programa de Ação Cultural (ProAC), e é realizada com o apoio do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instituição ligada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
SERVI??O ??? “Porta, Porteira e Portão: Modos de ‘Falarrr’ e Costumes do ‘Interiorrr'”. Visitas até 24 de março, no Cedoc da Fundação Romi (av. João Ometo, 118, Jd. Panambi, Santa Bárbara d’Oeste). De segunda a sexta, das 7h30 às 17h. Entrada gratuita. Informações: (19) 3499-1555. Visitação para grupos ou em horários especiais podem ser agendadas através do (19) 3499-1558.