Durante toda a segunda-feira, (24), primeiro dia de vacinação contra a febre amarela na área rural de Sumaré, 137 pessoas foram imunizadas. A informação é do Departamento de Vigilância Epidemiológica, que realizará o trabalho até que 100% dos moradores, ou seja, 2.840 pessoas recebam a dose da vacina.
A medida ocorre após a confirmação da morte, em Campinas, de três macacos em decorrência da forma silvestre da doença, fazendo com que Sumaré entrasse para a lista de municípios com recomendação temporária para a vacinação. Por se tratar da forma silvestre, apenas a população da zona rural de Sumaré será priorizada.
Os moradores devem se dirigir ao PSF (Programa de Saúde da Família) do Cruzeiro, portando comprovante de endereço ou Cartão SUS e carteirinha de vacinação. Além disto, a equipe da unidade visitará escolas, creches e a granja da área rural para realizar a vacinação. Para o dia 29 de abril, está agendado um mutirão com vários pontos estratégicos para a vacinação na área rural, em locais que serão divulgados oportunamente.
Recentemente, o prefeito de Sumaré, Luiz Dalben, alertou os moradores, lembrando a importância da vacina para a prevenção. “A vacinação é a melhor forma de se prevenir contra a febre amarela. Em Sumaré, não temos casos suspeitos nem confirmados da doença, seja em animais ou pessoas. Mas é nosso dever seguir as orientações do Ministério da Saúde e da Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, a fim de manter estes números zerados e garantir a saúde da nossa população”, comentou.
Vacinação na área urbana Sem casos de febre amarela em Sumaré, não há necessidade de vacinação dos moradores da área urbana da cidade, exceto se o morador tenha viagem marcada para áreas endêmicas, onde existam casos confirmados da doença. Nestes casos, a vacinação é oferecida em seis unidades de saúde, das 8h às 15 horas. Na segunda-feira, a dose é aplicada na UBS Matão. ??s terças, no Centro de Saúde II (região central) e na USF Virgínio Basso. Na quarta-feira, a vacinação ocorre no PSF Maria Antonia. Na quinta, no PACS Denadais e, na sexta, no PACS Picerno. A vacinação deve ocorrer 10 dias antes da viagem. Em bebês com menos de nove meses, pessoas com mais de 60 anos de idade.
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Sumaré, este ano já foram aplicadas 6.753 doses da vacina contra a febre amarela na cidade. No mesmo período de 2016, foram 68 doses.