O paratleta Rafael Mateus da Silva, 31 anos, conquistou no último final de semana mais um título para Sumaré, desta vez no Open Internacional de Atletismo e Natação, ocorrido em São Paulo. Rafael, que compete na categoria F31 (paralisia cerebral), detém o recorde das Américas no lançamento de club (objeto que se assemelha a um pino de boliche) com a marca de 24,43 metros. No Open, o paratleta alcançou 21,65 metros, conquistando a medalha de ouro.

Para participar da competição, Rafael Mateus da Silva, que realiza as aulas de atletismo oferecidas pela Prefeitura de Sumaré, contou com apoio da municipalidade. “Temos grandes atletas no paratletismo e nossa meta não é apenas revelar talentos, mas transformar Sumaré em uma referência na prática deste tipo de esporte. Nossos parabéns e nossos agradecimentos ao Rafael, por toda sua dedicação e empenho e por nos ajudar a levar o nome de Sumaré em competições nacionais e internacionais”, comentou o prefeito Luiz Dalben.
Voltando aos treinos na tarde desta terça-feira, dia 25, Rafael exibiu com orgulho aos colegas sua medalha de ouro. Mesmo com dificuldades na fala, ele agradeceu à toda a equipe e aos treinadores, que o auxiliam, por meio do esporte, em seu desenvolvimento físico, psicológico e social. Rafael não perde um único treino e disse que, com a conquista no Open, está ainda mais animado para trazer novas medalhas para Sumaré. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Sciascio Neto, fez questão de cumprimentar pessoalmente o atleta.
O Open Internacional de Atletismo e Natação reuniu cerca de 300 paratletas de oito diferentes países. A competição integra o calendário oficial do Comitê Paralímpico Internacional e conta pontos para os atletas para a formação do ranking mundial de atletismo e natação.