O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa proporcionou nesta quarta-feira mais um evento de conscientização sobre cuidados de saúde às pessoas acima de 60 anos. No Dia Mundial de Combate à Hipertensão Arterial, a Prefeitura trouxe palestra com médico cardiologista da Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, Marcelo Augusto de Almeida Prado Bérgamo. O evento gratuito foi acompanhado por cerca de 100 pessoas.
O cardiologista da Unimed explicou diversos aspectos que envolvem a hipertensão arterial. “?? uma doença que, se não descoberta e controlada, pode gerar vários problemas de saúde”, detalha. A hipertensão contribui, direta ou indiretamente, por 50% das mortes cardiovasculares, além de gerar problemas como o AVC (Acidente Vascular Cerebral).
Estima-se que 60% dos idosos têm hipertensão arterial. No Brasil, são mais de 36 milhões de pessoas com a doença. O Clube da Melhor Idade possui trabalhos específicos com hipertensos e diabéticos, buscando trazer palestras de conscientização a respeito dos problemas. “A ideia é ampliar o conhecimento das pessoas para prevenir doenças”, explica a coordenadora, Cristiane Mareschi Barbosa.
O palestrante falou sobre alimentos que contribuem para aumentar ou combater a hipertensão arterial, e também orientou sobre a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de cigarro e os tratamentos medicamentosos. “O Clube proporciona não apenas diversas atividades físicas, mas o bem-estar emocional e cuidados preventivos de saúde aos idosos”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza, que acompanhou a palestra.
O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa atende atualmente a mais de 1,7 mil pessoas. São aproximadamente 1.300 acima de 60 anos cadastrados e frequentando as diversas atividades oferecidas gratuitamente no local, além de munícipes de idades variadas (a partir dos 16 anos) participando de aulas de ritmos (zumba), disponibilizadas em vários horários de segunda a sexta-feira.
O Clube conta com as modalidades de Ginástica Localizada, Hidroginástica, Natação, Karatê, Judô, Capoeira, Vôlei Adaptado, Dança Coreografada, Canto, Pilates, Acupuntura e Jogos de Mesa (Dama, Truco, Dominó). Existem ainda os grupos Viver Bem e Equilíbrio, que através do acompanhamento de profissionais cuidam da alimentação e do bem-estar dos integrantes da Melhor Idade.