Dona Maria Pereira Matias, de 63 anos, entra na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São Fernando e já é acolhida por uma agente comunitária de Saúde. Ela pega os documentos da dona de casa, conversa e pede para esperar. Em seguida, Maria é direcionada para a recepção, onde registra seus dados no sistema informatizado, passa pela enfermeira e por fim pela consulta médica. Essa passou a ser a rotina da UBS do São Fernando, primeiro posto de saúde a funcionar com o novo sistema de atendimento implantado pela Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste
 A prevenção é a palavra-chave na saúde barbarense a partir de agora. O caso da Dona Maria é quando o cidadão procura pela UBS. Mas também há o caminho inverso, quando os agentes comunitários de Saúde fazem a busca-ativa de pacientes, ligam, conversam e os trazem para a unidade. “Para mim foi muito bom. Bom demais para todo mundo. Precisava disso aí mesmo. Porque a gente chegava aqui e marcava a consulta para dois a três meses. Agora somos atendidos na hora, o atendimento também é ótimo. Não precisa ficar correndo pro Afonso Ramos, chega aqui já é atendido”, disse Dona Maria. Joice da Silva Pavan, 35 anos, chegou à unidade e comentou sobre a organização. “Eu gostei bastante do novo sistema do São Fernando, porque ficou mais rápido e mais eficiente. Você não encontra mais o postinho na superlotação e as pessoas que nos atendem são super atenciosas. ?? a segunda vez que estou passando por aqui e fui muito bem atendida. Excelente ideia e que, sim, deve ser implantada em todas as unidades”, comentou. A inovação visa prevenir e resolver os problemas de Saúde já na Atenção Básica, desafogando os atendimentos de urgência e emergência nos Prontos-Socorros. Em seguida, o posto médico do Esmeralda passará a ter o mesmo sistema, logo após o fim das obras de reforma e ampliação.