Nova Odessa te ajuda a parar de fumar

Saúde,

Nova Odessa te ajuda a parar de fumar

8 de maio de 2017

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa inicia nesta segunda-feira mais uma edição do projeto “Respire Saúde”, que incentiva o combate ao tabagismo, auxiliando quem quer parar de fumar. A primeira edição de 2017 contará com três turmas, que se reunirão semanalmente. 
Com duração de dois meses, o projeto conta com reuniões motivacionais em que são ministradas palestras sobre o tema. Os participantes também passam por consultas médicas e odontológicas, além de tratamento terapêutico e recebem, ainda, medicação oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde. 
Coordenadora de Saúde Bucal, Gláucia Blumer Paulon destacou que o projeto oferece todo suporte para que quem deseja parar de fumar consiga deixar o vício. “Temos resultados muito bons neste projeto. Os pacientes recebem todo acompanhamento necessário para se conscientizarem sobre o problema e deixarem o vício, tendo uma vida mais saudável”, disse. 
O “Respire Saúde” contará com três turmas nesta primeira edição de 2017. Na segunda-feira (dia 08), às 19h, terá início uma turma, que se reunirá semanalmente no Ambulatório de Especialidades ao lado do Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. As outras turmas terão início na terça-feira (09) em dois horários: às 8h30 na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim São Jorge e às 14h na UBS 3, no São Manoel. 
O “Respire Saúde” conta com equipe multiprofissional especializada composta por psicólogo, dentista, médicos, enfermeira e farmacêutica. Entre os assuntos abordados nos encontros estão palestras sobre o tabaco, abstinência e câncer bucal e orientações sobre uso e reações de medicamentos, alimentação saudável, entre outros temas. 
Estudos apontam que o tabagismo pode desencadear uma série de doenças que podem levar a morte como câncer de pulmão, infertilidade, infarto, AVC, entre outras. Nas mulheres, o vício pode ainda desencadear o câncer de mama, aumento de cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose. Segundo os especialistas, de todos os indivíduos que fumam, metade morre em decorrência do vício.

Gostou? Compartilhe!

Nova Odessa te ajuda a parar de fumar

Saúde,

Nova Odessa te ajuda a parar de fumar

28 de fevereiro de 2016

A partir desta segunda-feira, dia 29, às 19h, um grupo de fumantes de Nova Odessa dá o pontapé inicial em um projeto que pretende deixá-los bem longe do cigarro. Isso porque terá início mais uma turma do “Respire Saúde”, programa da Secretaria de Saúde que incentiva o combate ao tabagismo, auxiliando quem quer parar de fumar.

O grupo abre a edição de 2016 do projeto que contará ainda com outras duas turmas ??? que começam na terça-feira, dia 1º ??? nos períodos da manhã e tarde. “Este é um projeto de grande importância pois dá todo suporte para que quem deseja parar de fumar consiga deixar o vício”, disse a diretora de Saúde Básica Gláucia Blumer Paulon.
Os pacientes do “Respire Saúde” participam de reuniões motivacionais e assistem palestras sobre o tema, passando por consultas médicas e odontológicas, além de tratamento terapêutico. Os participantes recebem ainda medicação oferecida gratuitamente pela Secretaria de Saúde e passam por avaliação com psicólogo, além de serem assistidos por uma equipe de profissionais capacitados e especializados, entre eles dentista, médicos, psicólogo, enfermeira e farmacêutica.
Esta edição do projeto contará com três turmas. Segunda feira, dia 29, às 19h, terá início um grupo no Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital Municipal e Maternidade Dr. Acílio Carreon Garcia. Terça-feira, dia 1º, às 8h30, outro grupo começa o acompanhamento na UBS (Unidade Básica de Saúde) 2, no São Jorge. No mesmo dia, às 14h, terá início o terceiro grupo de pacientes, na UBS 3, no São Manoel. Os encontros são semanais e o programa tem duração de dois meses.
RISCOS ??? Estudos apontam que o tabagismo pode desencadear uma série de doenças que podem levar a morte como câncer de pulmão, infertilidade, infarto, AVC, entre outras.
Nas mulheres, o vício pode ainda desencadear o câncer de mama, aumento de cólicas pré-menstruais, menopausa precoce e osteoporose. Segundo os especialistas, de todos os indivíduos que fumam, metade morre em decorrência do vício.
Os interessados em participar devem se inscrever nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do São Jorge (Rua São Paulo, 65) ou do Jardim São Manoel (Rua Sigesmundo Anderman, 731), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Gostou? Compartilhe!