Você acredita que assunto sério não se conversa na mesa do bar? Essa é a proposta do encontro mensal Pé de Letra, levar assuntos relacionados à literatura e educação para um ambiente informal, como o de um bar. Realizado toda terceira segunda-feira de cada mês, às 20h, o Pé de Letra acontece no formato roda de prosa, sempre com dois convidados especialistas em um tema, no Villa Scamboo, em Americana.
Idealizado por Maine Bochicchio, que este ano conduz os bate-papos, e Marcela Comelato, ambas da Editora Adonis, a iniciativa surgiu da coluna homônima no site da editora que convida os participantes a escreverem sobre os temas que serão conversados no encontro. O projeto foi pensado para acontecer em espaços multiculturais em que prevaleça a informalidade e a facilidade de acesso. Mais que o estilo “debate” a estrutura das apresentações está centrada no modelo “mesa temática” e a figura do moderador visa estimular a prosa e fomentar as perguntas e a participação do público presente.
“A proposta do Pé de Letra é democratizar saberes. Um conversa sem pretensão de certo e errado, onde o público é o terceiro convidado e pode participar a todo momento, comentando ou fazendo perguntas. Nossa proposta é sermos disparadores de reflexão. “, explica Maine.
O Pé de Letra acompanha o calendário acadêmico e acontece de março a novembro, com pausa nas férias de julho; é voltado para estudantes, educadores e simpatizantes dos temas abordados.”A aprendizagem depende de muitos fatores tanto por parte dos alunos como dos professores. Considerando a necessidade latente do aluno de interagir, concreta e ativamente com as metodologias de ensino para transformá-las em aprendizagem significativas e, participando do Pé de Letra foi possível observar, enquanto educadora, que o interesse e envolvimento dos alunos neste processo, proporcionou a aquisição de conhecimentos e saberes que vão além do que se pode ser aprendido na sala de aula”, Marta Mancini, coordenadora do curso de pedagogia do Unisal ??? Americana.
Em maio, o encontro completa 12 edições e vai trazer para conversa o tema pedagogia Waldorf, um formato de ensino bem diferente das escolas tradicionais. O assunto está entre os mais pedidos pelo público participante, que participa não só durante o encontro, mas também sugere temas.
O Pé de Letra é uma iniciativa da Editora Adonis em parceria com os cursos de Pedagogia e Letras das faculdades FAM, Unisal ??? Americana e Anhanguera ??? Santa Bárbara d’Oeste. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição.