Tomando como base a Campanha da Fraternidade 2017 –  Biomas Brasileiros e Defesa da Vida-, o padre Jeferson Silva decidiu mobilizar a comunidade e cobrar os políticos. 
No último dia 04.06 os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e da Paróquia São Francisco de Assis do Bairro Parque Novo Mundo, liderados pelo Pe. Jeferson Luiz Leme da Silva, da paroquia  N. Sra. Auxiliadora, estiveram fazendo o reconhecimento e as condições de preservação da área da Reserva Natural localizada entre o Bairro Cidade Jardim e Parque Novo Mundo , onde foi encontrado lixo, esgoto a céu aberto com forte odor e minas de água embrenhadas em matos, córregos com seus leitos obstruídos por ramagem de matos e calçadas intransitáveis.
E no dia 21.06., às 19h, na Comunidade Santa Clara, Paróquia São Francisco de Assis, aconteceu com a presença do Secretário do Meio Ambiente Sr.Odair Dias, uma reunião aberta ao público; a frente ,com a participação do Pe.Jeferson e as Irmãs Maria José e Maria Luiza, onde os presentes fizeram reivindicações ao secretário, principalmente ao problema ambiental causado pelo esgoto que despeja resíduos sobre a Mata (reserva de Mata Atlantica) que fica entre o Bairro Parque Novo Mundo e Cidade Jardim, causando desconforto o mau cheiro aos moradores.