Foi realizada na manhã de quarta-feira uma capacitação para atualização e esclarecimento de dúvidas sobre a estratégia e-SUS AB (processo de reestruturação da informação do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde). O evento contou com a participação de pelo menos 20 servidores que atuam na ESF (Estratégia Saúde da Família) e será realizado até o dia 17 de agosto na sede da Secretaria de Saúde.

O principal objetivo foi esclarecer dúvidas sobre o preenchimento da ficha do e-SUS e outras informações do sistema, tornando assim mais ágil e organizado o processo de trabalho. De acordo com a Subsecretária da Unidade de Atenção à Saúde, Leda Maria Ribeiro, a capacitação é um mecanismo de aprimoramento das ações de rotina, além de ser um momento para troca de informações e experiências. “Nós precisamos manter os profissionais atualizados no uso dos sistemas, esses momentos [as capacitações] permitem uma troca intensa de conhecimento e ajudam na elaboração de novas propostas para melhorar o atendimento à população”, enfatizou Leda Maria.
As capacitações estão sendo realizadas pela Unidade de Tecnologia da Informação com o apoio do NEPH (Núcleo de Educação Permanente e Humanização) e, além dos agentes comunitários de saúde, também serão capacitados os médicos de família, enfermeiros, dentistas e auxiliares da saúde bucal. De acordo com o Ministério da Saúde, a estratégia e-SUS AB, é uma forma de alavancar o processo de informatização SUS (Sistema ??nico de Saúde), ferramenta que irá permitir a total utilização do sistema de forma eletrônica, qualificando as informações e dessa forma tornando melhor o acesso e a utilização pelos usuários.