Hoje o Brasil tem uma disputa política, jurídica, midiática. Uma disputa de dois projetos. Um projeto nacional, de desenvolvimento a partir das industrias nacionais, com o Estado como articulador da economia, e vendo na criação de um mercado nacional a forma de colocar o país de forma autônoma frente as outras economias do mundo. Esse o projeto do PT, de partidos aliados e de Lula.
De outro os banqueiros, a mídia, com a Globo a frente, setores do judiciário, defendendo a retirada do estado da economia, as privatizações, o aumento dos juros, o corte dos programas sociais e defendendo uma inserção submissa a economia mundial.
Acontece que houve uma divisão nesse segundo campo. Cujo o interesse que os unificou foi: entregar as riquezas nacionais aos bancos. Globo, Moro, Janot, setores do PSDB (Tasso Jereissat) querem a retirada de Temer, do PMDB e a construção de uma candidatura mais competitiva para 2018. Temer, Aécio, PMDB, Setores do PSDB (Dória/ Alckmin) querem o governo Temer até o final como forma de acalmar o ataque do judiciário sobre os políticos. ?? aliança por interesses.
Quem é o adversário comum deles ? O PT e Lula. Aí entra a delação que Moro e Dallagnol escreveram para Palocci falar. Palocci ameaçou a Globo e os bancos, em um depoimento em Maio. Não conseguiu a delação. Se quiser sair da cadeia tem que atacar Lula e defender o projeto de entregar o pré sal e as outras riquezas do Brasil.
Lula não quer entregar o Brasil aos banqueiros. O PT não quer entregar o Brasil aos banqueiros. Esse o cenário do jogo que não permite torcida. Todo mundo está escalado para o jogo.
Antonio Mentor