O mês Outubro Rosa tem sido destacado para conscientizar os brasileiros da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças que acometem as mulheres. Em Nova Odessa, novamente haverá programação especial preparada pela Prefeitura, através de ações da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade. A campanha termina no dia 28, com a Caminhada Outubro Rosa.
A Secretaria de Saúde realiza, durante todo o mês, ações de orientação e promoção à saúde da mulher. Através de rodas de conversas com enfermeiras, será feita a conscientização do assunto nas cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde). No dia 20, das 8h às 11h, a programação contará com atendimento especial de uma médica da Atenção Básica, fazendo avaliação clínica de idosas que frequentam o Clube da Melhor Idade.
“A profissional estará olhando exames e pedindo mamografia – caso a pessoa não tenha feito o exame há mais de um ano -, além de orientar sobre o autoexame”, explica a coordenadora do Clube da Melhor Idade, Cristiane Mareschi Barbosa. E no dia 28, será realizada mais uma edição da Caminhada Outubro Rosa, com saída às 8h em frente ao Paço Municipal e percurso até a Praça Central José Gazzetta.
A Secretaria de Saúde terá, através da Atenção Básica, salas ativas com orientações diariamente, conforme demanda espontânea. Além disso, palestras nos dias de ginecologista, abordando a prevenção do câncer de mama e colo de útero. “As médicas cubanas estarão com agenda aberta nas UBSs, para coleta de exames de papanicolau e solicitar mamografias”, acrescenta a coordenadora de Atenção Básica, Ana Rúbia de Matos.
As UBSs terão o setor de Odontologia realizando orientações em conjunto com a equipe de enfermagem, falando sobre a saúde bucal das mulheres. “Todas as Unidades Básicas de Saúde também estarão com decoração temática”, conta Ana Rúbia. “O foco é o trabalho de orientação e promoção à saúde da mulher, que a Prefeitura vai intensificar nas unidades de saúde”, acrescenta a coordenadora.
Para o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, a programação especial traz eventos que valorizam a cidadania e a dignidade das cidadãs. “São atividades que visam estimular a autoestima das mulheres”, reforça. “O trabalho de prevenção é realizado durante o ano todo pela Secretaria de Saúde, mas este mês já virou tradição e preparamos uma atenção especial envolvendo a comunidade”, completa Cocato.
 “Nova Odessa mais um ano abraça essa causa nobre, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Os estudos mostram que as chances de cura são bem maiores com o tratamento feito desde o início, dando mais qualidade de vida à mulher”, finaliza.