A Unidade de Praças e Jardins (UPJ), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, divulgou nesta quinta-feira (5) um balanço das atividades realizadas de janeiro a setembro de 2017 em Americana. Neste período, foram executadas 2.344 podas e 699 remoções de árvores de pequeno, médio e grandes portes.
De acordo com o subsecretário da unidade, Antonio Donizete de Paula, esses serviços geraram uma grande quantidade de resíduos. ???Somados aos resíduos de serviços realizados por particulares e descartados irregularmente, chegamos a aproximadamente 2.400 m³ de galhos???, explicou.
Parte do resíduo gerado pela unidade é triturado e, neste ano, cerca de 800 m³ (33%) dos galhos passaram pelo processo. ???O resultado foi um total de 244 m³ de material triturado, que tem sido destinado às hortas comunitárias e viveiro de mudas para o aproveitamento como matéria orgânica???, informou o subsecretário. ???Esta atividade gera benefícios importantes, como economia no transporte, pois uma viagem do material triturado corresponde a oito viagens de galhos. Além disso, para otimizar os trabalhos, o material é destinado sempre à horta mais próxima do local da moagem dos galhos, economizando tempo, combustível e aumentando a vida útil dos aterros???, completou Donizete.
A Prefeitura é responsável pelo recolhimento de resíduos gerados pelos trabalhos realizados pela própria Administração Municipal, já os resíduos resultantes de podas ou remoções feitas por particulares, os mesmos devem fazer a destinação correta nos ecopontos existentes no município. Mais informações pelo telefone (19) 3405 7700.