Após dois anos consecutivos de queda, as vendas para o Natal de 2017 devem chegar a R$ 51,2 bilhões, uma alta de aproximadamente 3% em relação a 2016. Os dados da pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) são endossados pela Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes (Abup), entidade que representa 327 fabricantes dos segmentos de decoração, presentes, mobiliário, mesa posta e utilidades domésticas. Somente o setor representado pela Abup deve abocanhar 20% aproximadamente desses R$ 51,2 bilhões, puxado, sobretudo, pelas comercializações dos segmentos de utilidades, organização e mesa posta, com destaque para as porcelanas e móveis.
???Como muitos outros setores da indústria nacional, esses segmentos sofreram no auge da crise, mas, agora, devem voltar com tudo devido à retomada da economia e à grande tendência de organização, que inclui produtos como prateleiras ganha-espaço, gavetex e organizadores de parede???, explica o presidente da Abup, Jamil Rima. Para o acumulado do ano, a associação espera um crescimento nas vendas de 7% em relação ao ano anterior, justificado pela gradativa recuperação da economia, redução da Selic e pela liberação de R$ 8,7 bilhões para destravar financiamento imobiliário, anunciada em novembro pela Caixa. ???Como nosso segmento inclui muitos produtores de utensílios e decoração para o lar, a retomada das vendas e ocupação de imóveis os impacta positivamente???, assinala Jamil..
Jamil Rima está à disposição para entrevistas e pode comentar expectativas de negócios para o setor de utilidades, decoração e presentes para o Natal de 2017, principais tendências, novidades, entre outros pontos.