A Estação Elevatória de Esgoto Conceição, situada no Jardim Conceição, recebeu nesta terça-feira  dois gradeamentos do tipo eixo vertical mecanizado no valor total de R$ 668.000,00, compra efetuada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d´Oeste para a obra de ampliação desta estação, com investimento na ordem de R$ 3.243.878,20 entre recursos da própria autarquia somados aos recursos da cobrança paulista pelo uso dos recursos hídricos ??? Agência PCJ (Agência das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

A função dos equipamentos adquiridos é gradear o esgoto entes de enviar para ser tratado na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Toledos I, localizada também no Jardim Conceição, assim, garante melhor operação da ETE, pois retém na própria elevatória os sólidos maiores que poderiam vir a causar prejuízos e mau funcionamento.

A ETE tem por função receber e tratar esgotos domésticos que chegam à estação por meio das elevatórias, ocorre que, por diversas vezes, materiais descartados irregularmente nas redes coletoras chegam até a Toledos I, podendo prejudicar sua eficácia no tratamento do efluente. Desta forma, obras de ampliação e modernização como esta que está sendo feita na EEE Conceição ajudam a minimizar os impactos, retendo as sujeiras mais grossas.

Além de atender ao aumento na demanda, devido ao crescimento populacional estimado para o município, a ampliação da Elevatória Conceição contempla a preservação do meio ambiente, devolvendo o efluente devidamente tratado aos mananciais, neste caso, o Ribeirão dos Toledos, um afluente do Rio Piracicaba. Este sistema de esgotamento sanitário é responsável pelo tratamento de 40% de todo o esgoto produzido na cidade. A previsão é para que a obra de ampliação da elevatória seja concluída ainda neste primeiro semestre de 2018.