Apesar dos altos e baixos durante o ano, o comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d???Oeste) fechou 2017 com saldo positivo de 202 empregos formais. 
O número, além de positivo, é bem superior ao apurado nos 12 meses de 2016, quando o varejo mais demitiu do que contratou ??? saldo negativo de 299.

???Além de confirmar a melhora em todo o setor econômico nacional, os números positivos geram uma expectativa ainda mais animadora para 2019, quando os empresários tendem a recompor seus quadros de funcionários demitidos durante os piores momentos da crise econômica???, explica Caroline Miranda Brandão, assessora econômica do Sincomercio e responsável pela apuração dos dados, publicados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho. 
 ???Inflação baixa, a queda progressiva dos juros e a estabilidade do ambiente político devolveram a confiança ao comerciante, sendo os principais fatores responsáveis pela retomada no emprego???, analisa Caroline. Mesmo separando os números por município, em cada um deles houve saldo positivo no último ano, enquanto em 2016 as três cidades da base do Sincomercio mais fecharam do que abriram postos de trabalho formal.