A professora de Artes Elza de Lourdes Defavari Rosa é a indicada pelo vereador Paulo Monaro (SD) ao prêmio Mulheres de Destaque do Ano. A honraria foi criada no ano passado, por meio do Decreto-legislativo 02/2017, criado a partir de projeto desse parlamentar, e será entregue pela primeira vez em 2018, em função das comemorações da Semana da Mulher no Legislativo barbarense. Junto à indicação, a parlamentar apresenta uma breve biografia da homenageada.
Nascida em São Paulo, em 1957, filha de Geraldo Evaristo Defavari e Maria de Lourdes Pires Defavari, ainda na infância ela visitava Santa Bárbara d???Oeste com frequência, para visitar avós e primos. Ainda adolescente, mudou-se para o Município acompanhada dos pais e da irmã, Eliana, concluindo o antigo ginásio na Escola Estadual Emílio Romi. Em Santa Bárbara d???Oeste ela se casou com Pedro Roberta Rosa, com quem teve cinco filhos e cinco netos.
Viúva aos 35 anos de idade, foi obrigada a retornar ao mercado de trabalho, quando também retomou os estudos. Criou os filhos com muito sacrifício, atuando como técnica de enfermagem. Em 2010, conseguiu se formar em Artes Visuais pela Universidade Metodista de Santos e, em 2017, aos 60 anos de idade, foi convocada para trabalhar como professora efetiva de Artes da Escola Estadual Professora Maria José Margato Brocatto. Hoje também faz parte da Confraria do Conto e, como voluntária, conta histórias em escolas, igrejas, entidades filantrópicas, na Associação dos Diabéticos e na Capelania Hospitalar, onde promove visitas semanais de louvoures nas manhãs de domingo.