As respostas aos maiores desafios enfrentados pela humanidade hoje podem ser encontradas por meio da inovação e com a colaboração dos indivíduos. Ao trabalhar em conjunto com mais pessoas é possível encontrar novas e melhores maneiras de resolver desafios globais e suprir as necessidades da população mundial em crescimento. Por isso, a Weme, aceleradora de projeto, startups e pessoas de Campinas, tem como norte para 2018 apoiar Startups quem estejam de alguma forma ligadas a esses desafios. As inscrições para o programa já estão abertas e as empresas interessadas podem se inscrever através do link: http://ac.weme.com.br/
Para discutir o “como” e “por onde” esses desafios pessoais e, essencialmente, globais acontecem. A Weme promoveu nessa semana a 2ª edição do WMXP WEMExperience. No evento vários painéis e palestras sobre o assunto foram discutidos, além de experiências tecnológicas que inspiraram os participantes.
Micro redes
Parece paradoxal afirmar que para acelerar a inovação o foco precisa estar nas redes informais de conexões. O potencial dos micro influenciadores e o impacto que geram na disseminação de ideias, conceitos e valores é algo difícil de medir, mesmo na era dos dados. Os números são capturados, mas o impacto gerado é imensurável. Isso se mostra ainda mais importante quando os early adopters (aqueles consumidores dispostos a comprar produto ou ideia ainda em desenvolvimento) são identificados.
Tais redes são categorizadas em cooperação ??? (comunidades unidas para resolver um problema); Energia (profunda empatia) e Inovação (novidades em ideias e apostas), por isso, quanto mais descentralizados forem os processos, maior o sucesso das redes.
Liderança Exponencial
As transformações de pessoas e organizações tendem a ser cada vez mais velozes. Isso quer dizer que não faz sentido se apegar a modelos preestabelecidos de gestão de pessoas. Candidatos a vivenciar a era da exponencialidade são aqueles que vão adotar o aprendizado de “ler” pessoas e ambientes e inspirar a busca pelos valores que “resolvem” os desafios globais, sejam quais forem.
Definitivamente não há espaço para a falta de transparência. As pessoas precisam “pertencer” às organizações, entendidas muito mais como comunidades. O desafio é estimular o aprendizado focado em resultados. Tudo isso em um ambiente livre para “testes e hipóteses” em que o erro não é “condenado”
Desafios Globais
Não se trata de números nem tão pouco de grandes soluções. Essencialmente os desafios tem rostos e basta que as pessoas sejam protagonistas das mudanças que lhe cabem e que impactam diretamente o meio ambiente, educação, saúde.
Experiências Tecnológicas
Compartilhar conhecimentos e fazer as pessoas vivenciarem experiências interessantes foram os principais objetivos do evento. Por isso, além dos painéis e oficinas, o público teve a oportunidade de experimentar e ver de perto o melhor da tecnologia:
– Robótica e inteligência artificial:2 Robôs circularam pelo evento, o Linx e o Bin.
O Linx é um robô que dança, interage com as pessoas, usando o conceito de inteligência artificial.
O Bin é o famoso Robô de Telepresença, quem assistiu “The Big Bang Theory” vai lembrar. Bin transmitiu uma palestra ao vivo, diretor do Vale do Silício e inclusive interagiu com os participantes, sendo controlado à distância.
– Carro 100% Elétrico:Os participantes puderam ver de perto e entrar em um veículo movido totalmente a eletricidade. Com autonomia que varia de 150 a 600 quilômetros por carga, o carro faz parte de um projeto de mobilidade na RMC.
– Realidade virtual:O ponto alto das experiências foi o tour pelo Vale do Silício. Através de óculos de realidade virtual 3D as pessoas foram “transportadas” para o Vale, passando pelo Museu da Academia Cientifica, Polo de Treinamento da Nasa Space Walk e pelo Google Campus. Os vídeos foram gravados pelo Samuel Goto, engenheiro sênior do google, exclusivamente para o evento.

Quem é a Weme?A Weme é uma aceleradora de startups, empresas, projetos e pessoas. Sua sede fica em Campinas, um dos maiores pólos tecnológicos no interior de São Paulo. Já realizou projetos de modelos de negócio, produtos, serviços, estratégia, branding e comunicação para mais de 50 empresas, como Bosch, 3M, Kärcher e Grupo Oba Hortifruti.
Na Weme, o propósito é gerar riqueza de forma consistente para os ecossistemas. Compartilhando a tecnologia e o design para tratar de grandes desafios humanos, dessa forma, produzindo e estimulando a inovação, o empreendedorismo e a formação de ecossistemas que vão transformar o mundo. Sua estrutura é projetada para ser um espaço de colaboração, inspiração e multimídia, além de possuir um laboratório maker onde toda ideia pode ganhar vida. www.weme.nu