A Alemanha abre suas portas a brasileiros com potencial de liderança por meio da Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil (German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil). A Bolsa, que tem como objetivo investir em 10 jovens líderes brasileiros para aperfeiçoarem seu talento na Alemanha, é uma ação da Chanceler da República Federal da Alemanha, Angela Merkel.
O projeto 2018/2019, que é uma iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), conta com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK São Paulo), que tem seu Vice-Presidente Executivo, Thomas Timm, como um dos Embaixadores da Bolsa no Brasil.
Neste ano, além da tradicional apresentação em São Paulo (23.05), acontecerão também encontros em Salvador (21.05), Brasília (22.05), Curitiba (24.05) e Rio de Janeiro (25.05). Os eventos informativos, que trarão todos os detalhes sobre a Bolsa Chanceler Alemã, são abertos a todos os interessados, mas é preciso se inscrever antecipadamente – (informações abaixo).
O objetivo do programa, que já traz um histórico de sucesso em outros países e está sendo oferecido para brasileiros desde 2013, é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural, a capacitação profissional e pessoal (networking). Para Dr. Damian Grasmück, Responsável pelo Departamento de Seleção da Fundação Alexander von Humboldt, o programa é uma grande chance para os brasileiros que querem potencializar suas carreiras. Para Dr. Grasmück, que vem novamente este ano ao Brasil, exclusivamente para os eventos de apresentação da Bolsa, comenta: ???A cada nova edição, estamos surpreendidos pelo interesse e dedicação dos brasileiros com este projeto. O Brasil vem surpreendendo não apenas pela grande quantidade de aplicações, mas principalmente pela qualidade dos candidatos???.
Além do Brasil, o programa Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes (Bundeskanzler-Stipendium für angehende Führungskräfte, no original em alemão) é destinado a jovens pesquisadores da China, Índia, Rússia e Estados Unidos. Com isso, o projeto geral contempla, todo ano, 50 jovens líderes (10 bolsistas de cada país), que terão a oportunidade de colocarem em prática seus projetos, patrocinados pela Alemanha. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.
A iniciativa possibilita, também, a oportunidade ímpar aos bolsistas de apresentarem o resultado de seus projetos pessoalmente para a Chanceler Alemã Angela Merkel.
Giovanna Zeny, residente de Curitiba e bolsista do programa, contou sua experiência. ???Além de ampliar meus horizontes de conhecimento, participar da Bolsa Chanceler Alemã possibilitou-me a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, práticas, experiências com profissionais das mais diversas áreas e de diferentes partes do mundo. Para quem quer ter uma experiência única como esta, o primeiro passo, e um dos mais importantes, é encontrar uma instituição anfitriã disposta a auxiliar na execução do projeto. Eu optei pela Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, pois encontrei um orientador, Prof. Dr. Klaus Rother, especialista no meu tema de interesse. No início de 2016, fui chamada, com outros 15 Brasileiros, para avaliação pessoal, em Bonn, com certeza, a etapa mais desafiadora. Após três dias de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e apresentações de nossos projetos para uma banca examinadora, 10 candidatos brasileiros foram escolhidos para receber a bolsa. Em agosto de 2016, iniciei a jornada como German Chancellor Fellow, ou BUKA, como costumam nos chamar.???, comentou a bolsista que participará dos encontros informativos em São Paulo e Curitiba.
Formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão são alguns dos requisitos da bolsa. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação. 
As inscrições para a Bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes já estão abertas e vão até o dia 15 de setembro. A data de início do programa para os selecionados neste ano é o dia 1° de outubro do ano seguinte (2019) e tem duração de um ano. Mais informações sobre o programa Bolsa Chanceler Alemã: www.humboldt-foundation.de/youngleaders