A Prefeitura de Sumaré e a Faculdade São Leopoldo Mandic deram início esta semana a mais uma importante parceria em benefício da população, na área da Saúde. Alunos dos 5º e 6º ano do curso de Medicina já estão atuando na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Macarenko, auxiliando nos atendimentos aos pacientes ??? sempre acompanhados de professores e dos médicos da unidade.
???Esta é mais uma importante iniciativa no sentido de humanizar a Saúde de Sumaré, e sem gerar qualquer despesa aos cofres públicos. De um lado, ganha a nossa população, que tem mais profissionais à disposição, agilizando o atendimento. De outro lado, também ganham os estudantes, com uma oportunidade de colocar em prática aquilo que aprendem em sala de aula, adquirindo experiência para quando puderem de fato exercer a medicina???, explicou o prefeito Luiz Dalben.
Por meio da parceria, a Faculdade São Leopoldo ainda oferecerá cursos de qualificação para os profissionais da UPA. ???A presença dos alunos e professores na unidade por si só já incentiva a capacitação e atualização dos nossos funcionários, trazendo a proposta de novos estudos de casos, pesquisas, publicações científicas. Com a faculdade oferecendo os treinamentos, temos certeza de que, em breve, teremos um atendimento de ainda mais qualidade aos moradores???, explicou o diretor clínico da UPA Macarenko, doutor Heleson Castro.
Os alunos acompanham os atendimentos em urgência e emergência, pediatria, ginecologia e obstetrícia, e clínica geral. São grupos de 4 ou 5 alunos mais dois professores por plantão (diurno ou vespertino), e um aluno e um professor nos plantões noturnos.
???Sem dúvidas, é um importante programa que vem contribuir para o processo de reestruturação da Saúde de Sumaré, que já registrou grandes avanços no último ano. A UPA Macarenko é apenas o pontapé inicial dessa parceria. Nossa intenção é expandi-la para toda a rede de atenção básica???, completou o secretário de Saúde de Sumaré, Rubens Gatti.