A ESF (Estratégia Saúde da Família) do bairro Jardim Brasil realizou na quarta-feira (19) uma palestra sobre prevenção ao suicídio. A atividade contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas e foi ministrada pela psicóloga da Comunidade Davi, Jade Cristina Ferreira, cujo tema foi em prol do movimento Setembro Amarelo.

Durante o evento, a profissional abordou o suicídio explicando sobre as principais causas que levam os indivíduos a cometerem, e também esclareceu os participantes sobre as possibilidades de prevenção por meio da identificação de sinais que possam sugerir a intenção de provocar o ato.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, nos últimos três anos, Americana registrou 34 suicídios, sendo 16 casos em 2016, nove em 2017 e nove também em 2018, considerando que os dados deste ano se referem até a primeira quinzena de setembro.

Dos 34 casos, a prevalência do sexo masculino é evidente, já que 26 casos foram cometidos por homens e apenas oito por mulheres.

No Brasil, o movimento Setembro Amarelo foi idealizado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), Conselho Federal de Medicina e Associação Brasileira de Psiquiatria e, embora no dia 10 de setembro se comemore o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, na prática, as ações de prevenção devem ocorrer em todos os dias do ano.