“Todo mundo tem seus direitos garantidos, mas tem criança que não tem. Escola, saúde, lazer, educação, mas tem crianças que não tem. Então, vem com a gente fazer a diferença contra o trabalho infantil”. Com esse refrão, os alunos do 4º ano da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Augustina Adamson Paiva, de Nova Odessa, estão concluindo o projeto MPT (Ministério Público do Trabalho) na Escola, nesta semana.
Segundo a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, a composição é um dos resultados do trabalho desenvolvido nos últimos dois meses pelos alunos de 4º ano da rede municipal. “?? emocionante colaborar com o desenvolvimento de valores e ética destas crianças. Um projeto como este não tem preço”, declarou. Os melhores trabalhos selecionados pela secretaria e representantes do MPT vão representar a cidade na etapa regional. Os alunos puderam optar nas categorias conto, poesia, esquete teatral, música, desenho ou curta-metragem.
Segundo a supervisora da rede municipal de Educação, Marli de Oliveira Pontes, responsável pela implantação do projeto na cidade, desenvolvido nas 11 escolas de Ensino Fundamental do município, o projeto envolveu 620 alunos, 23 professores, onze diretores e onze coordenadores pedagógicos, além da equipe da secretaria.
Após a capacitação dos professores realizada em julho, os coordenadores realizaram a multiplicação nas unidades escolares para os professores dos quartos anos. “O trabalho foi desenvolvido nas salas de aula durante todo o mês de agosto e início de setembro. A cartilha do material desenvolvido pelo MPT apresentava textos e atividades com o objetivo de discutir, refletir e buscar soluções sobre a problemática do trabalho infantil”, explicou. O projeto também discutiu a questão com materiais diversificados como jogo de tabuleiro, gibi e pôsters.
A diretora de normas pedagógicas, Erika Sanches Salazar, disse que o MPT na Escola é um importante projeto de construção de valores e noções de cidadania, alinhado com a lei. “?? nosso dever como educadores proporcionar um ensino global. Sem dúvida, é mais um importante instrumento de educação implantado com êxito pela nossa cidade”, concluiu. O MPT na Escola é um projeto da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), órgão do Ministério Público do Trabalho, e integra o programa de Resgate à Infância.