Um sonho, ser atleta de vôlei profissional. Uma missão, treinar todos os dias e dar o máximo nas competições. Com um objetivo claro na mente e muita determinação, Yohan de Andrade, de 16 anos, acorda todos os dias com uma convicção, ser um jogador de excelência. Apesar da pouca idade, o jovem formado pelas categorias da base da Seme (Secretaria Municipal de Esportes) de Santa Bárbara d’Oeste foi selecionado para o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) de São Paulo.
Yohan participou de uma seleção com mais de 100 atletas, sendo destaque e escolhido para a posição de ponteiro. No COTP as condições são muito favoráveis para a evolução esportiva, contando com atendimento médico, odontológico, psicológico, assistência social e fisioterápica. O jogador segue em busca dos próximos objetivos, que são atuar pela Seleção Brasileira e jogar fora do País para adquirir experiência.
Natural de Campinas e residente na cidade de Americana, o atleta optou por treinar em Santa Bárbara d’Oeste devido ao nível técnico dos treinos comandados pela professora da Seme, Jaqueline Taver. Yohan conquistou bons resultados em competições da Liga Regional de Campinas pelo Sub-17.
Seguir os passos de um medalhista olímpico
Yohan segue os passos de um dos maiores nomes do Vôlei da história de Santa Bárbara d’Oeste – Douglas Souza, que atualmente defende a Seleção Brasileira e o Sesi-SP. Na seleção, Douglas foi medalhista olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, e é um dos principais jogadores do time do técnico Renan Dal Zotto, que disputa atualmente o Campeonato Mundial, na Itália.
Outro atleta de destaque, fruto das escolinhas, é Leandro Junior, que compete pelo Vôlei Renata.
Mais informações sobre as escolas de Vôlei da Seme podem ser obtidas no site http://www.santabarbara.sp.gov.br/esportes/. Também na Secretaria de Esportes localizada à Rua Prudente de Moraes, 250, Centro, ou ainda pelo telefone 3455.1231.