A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) realiza no sábado (29), às 17h30 e 20h, o oitavo concerto da Temporada 2018. Sob a batuta do diretor artístico e regente titular Jamil Maluf, o conjunto apresenta obras de Dvorák e Carl Nielsen e tem como solista, ao violino, Cármelo de Los Santos. As apresentações no Teatro do Engenho têm entrada gratuita, sob o patrocínio da Raízen, Hyundai, Caterpillar e Oji Papéis Especiais. A realização é da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo).

Cármelo de Los Santos será solista do “Concerto para violino e orquestra em lá menor op.53”, criado em 1879 pelo compositor tcheco Antonín Dvo??ák e que teve sua estreia em 1883, em Viena e Londres. “?? uma das obras mais populares e mais frequentemente realizadas de Dvo??ák. ?? parte essencial do repertório internacional de violinos”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e titular da OSP e que também é regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo.

A segunda peça é a “Sinfonia n. 1 em sol menor Op. 7”, escrita pelo dinamarquês Carl Nielsen entre 1891 e 1892 e que teve sua estreia em Copenhagen, em 1894, quando o artista ainda era desconhecido em seu país e tinha 27 anos. “?? um trabalho de energia juvenil e cuja estrutura musical é surpreendente”, avalia Jamil Maluf. “Carl Nielsen é um dos mais prestigiados compositores da Dinamarca, onde chegou até a estampar a cédula de maior circulação. Mas, em alguns locais, sua música ainda é desconhecida, a ponto de Nielsen ser classificado como o compositor mais subestimado do século 20”, completa o maestro.

Aos 16 anos, Cármelo conquistou a mais prestigiada competição de música no Brasil, o Prêmio Eldorado, em São Paulo. Tem se apresentado como solista convidado de mais de 40 orquestras no Brasil e no exterior. Ele obteve o diploma de bacharelado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o mestrado na Manhattan School of Music e o doutorado na University of Georgia, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor titular na Universidade do Novo México, em Albuquerque (EUA), e toca num violino Carl Becker, 1929.

A apresentação das 17h30 começa com a palestra O Meu Concerto de Hoje, em que a plateia tem a possibilidade de conhecer de perto detalhes e curiosidades sobre as peças, além da oportunidade de participar de bate-papo descontraído com o maestro. Em setembro, estava prevista a apresentação do violinista William Hagen como solista, que, no entanto, teve de ser cancelada, sendo Cármelo de Los Santos o convidado para a substituição.

As apresentações da Temporada 2018 são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), copatricínio do Grupo Pizzinatto e das Indústrias Marrucci, apoio institucional da Empem, Oscip Pira 21 e Cultura Artística, e apoio de mídia da Rádio Educativa FM, Revista Arraso e Jornal de Piracicaba. Os patrocínios e copatrocínios se dão por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, e ProAC (Programa de Ação Cultural), do Governo do Estado de São Paulo.

Além dos concertos mensais gratuitos, a OSP promove três projetos pedagógicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação: o ABC do Dó, Ré, Mi, mescla de show com concerto, em que são costurados música e teatro, com o roteiro ancorado na linguagem do humor; o Música nas Escolas, em que quartetos de cordas, madeiras e metais visitam escolas da rede municipal; e o Pequena Grande Orquestra, de ensino musical a 30 crianças da Escola Olívia Capranico, no Mário Dedini.