Para muitos lojistas, a Black Friday – que, neste ano, acontece em 23 de novembro – é uma das datas mais importantes em termos de faturamento. A data promete movimentar R$ 2,43 bilhões no período, superando 2017 em mais de 15% (Ebit|Nielsen) e mostrando que o evento já caiu no gosto dos consumidores brasileiros.

A perspectiva de alta em relação ao ano passado se mostra ainda mais animadora, já que o resultado de 2017 foi bastante positivo. Um levantamento pós-Black Friday do Olist – maior loja de departamentos dentro do marketplace nacional -, mostrou que, na última edição do feriado de compras, as lojas virtuais brasileiras de pequeno porte multiplicaram por cinco suas vendas, na comparação com sextas-feiras comuns.

Mas quem é empreendedor sabe que o bom resultado não vem por acaso. Para conseguir se beneficiar da Black Friday, o lojista precisa preparar sua operação e deixar tudo pronto para que suas vendas sejam realizadas com sucesso. A menos de um mês da data, confira as dicas do Olist para sua loja virtual chegar ao dia 23 pronta para vender em alto desempenho.

1) Respeite a legislação

Primeiro de tudo: respeite as normas da Black Friday. Todos os canais de marketplace e o próprio Procon são extremamente rigorosos em analisar o histórico de preços dos últimos 60 dias e identificar se esta é mesmo a melhor oferta dos últimos dois meses. Na prática, isso significa que você deve guardar o seu preço mais competitivo para o dia da Black Friday, sem oferecê-lo nos dois meses antecedentes. Lojistas que não cumprirem a norma não conseguirão a certificação e o selo de Black Friday dos marketplaces e ainda podem ser punidos por órgãos de fiscalização.

2) Embale os produtos antecipadamente

Para quem é marinheiro de primeira viagem em Black Friday, tenha em mente que, no período, o volume de pedidos aumentará vertiginosamente. Então, é preciso deixar seus produtos com maior potencial de saída embalados antecipadamente, e prontos para enviar. Quando chegar o pedido, é só despachar. Assim, não tem desculpas para atrasar as entregas, evitando reclamações dos consumidores. O ideal é que sua performance de envio fique sempre acima de 90%. Outra dica importante é ter parceria com empresas de transporte confiáveis. Confira aqui uma lista com as principais.

3) Comece hoje a baixar gradualmente os preços

Encare a Black Friday como Black Week (semana) ou, até, como Black Month (mês). O impacto nas vendas no período vai muito além da sexta-feira. Conforme o estudo Temporada Black Friday, do Google, uma porcentagem significativa (16%) das vendas ocorre nos quatro dias que antecedem a data e outras 5% são concretizadas logo após a data, no sábado, domingo e, principalmente na segunda-feira (Cyber Monday). O tíquete médio nos dias posteriores à data também é, em média, 20% superior. O alongamento do período de descontos tem se mostrado tão eficaz que existem lojistas extrapolando mais ainda o intervalo de tempo no qual oferecem as ofertas, para até 30 dias antes da data em si.

4) Aproveite para liquidar o estoque antigo

Manter produtos antigos no estoque é prejuízo na certa. E a Black Friday é o melhor momento do ano para liquidar o que está parado. Estipule porcentagens de descontos mais atrativas para aqueles itens mais antigos e os quais você ainda possui grandes quantidades em estoque. Isso vai garantir que você consiga promover um rodízio no estoque, abrindo espaço para produtos mais novos e atrativos. Mas não abuse da prática. ?? indispensável, além de derrubar o preço destes produtos menos vendidos, oferecer descontos também em mercadorias novas, de modo a atrair novos clientes, que já estavam interessados em seus produtos, mas que ainda resistiam em adquiri-los por algum motivo.

5) Se atente à divulgação e aos picos de vendas do dia

De nada adianta tanto empenho em preparar a operação e oferecer descontos incríveis se não houver a divulgação adequada. Nesse contexto, crie campanhas de marketing específicas para as semanas anteriores e, principalmente, para o dia da Black Friday. Coloque em prática ações de marketing para ampliar a visibilidade da sua marca. Utilize as redes sociais para que o público entre em contato com as ofertas da loja. Invista em publicidade paga na internet com palavras-chave relacionadas à Black Friday, utilizando ferramentas como Google Ads e Facebook Ads. Prepare sua equipe para os horários de pico. No ano passado, por exemplo, no dia da Black Friday, o Olist detectou três horários nos quais as vendas alcançaram seu ápice: da meia-noite à 01h, das 12h às 14h, e das 23h às 23h59. Estes três picos acumularam 40% do total de vendas convertidas no dia.