O PT acabou. O fim da esquerda. Vai pra Cuba, vai pra Venezuela. Essas palavras de ordem dão a impressão de que a esquerda está morrendo no interior paulista. Mas não é o que mostram os números. E a esquerda que vai além do PT tem bom espaço para crescer, em especial Rede e PSol.
O candidato do PT no segundo turno Fernando Haddad obteve 22,5 mil votos em Santa Bárbara d’Oeste, 40,7 mil votos em Sumaré, 27 mil votos em Americana e 8,4 mil votos em Nova Odessa. Números suficientes para montar bancadas bem maiores do que as vistas hoje.
SANTA BÁRBARA ZERADA– Santa Bárbara é a cidade onde a esquerda menos é representada em toda a região. PT, PDT e PCdoB chegaram a ter prefeito e vice e quase dez vereadores somados, mas hoje apenas o PDT tem vereador, com erros na formação de chapas.
PT ACERTA COM DEPUTADOS E PSOL PODE VIR FORTE– Apesar de ter apenas um vereador em Americana e Nova Odessa, o PT fez uma bancada boa de deputados federais e estaduais no Estado, mas a tática tem se mostrado errada na região. Para 2020, existe a possibilidade de o PSol enfim ter candidaturas com alguma chance na região, porque até 2016 foram só ensaios.