A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem realizado uma série de ações com o objetivo de diminuir os impactos gerados pelo crescimento das macrófitas (aguapés) no reservatório da represa de Salto Grande e em reunião realizada na última semana com representante da CPFL Renováveis, o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias, confirmou que a companhia retomará a retirada dos aguapés de forma mecanizada.
???Estamos acompanhando, monitorando a situação e buscando junto a todas as esferas governamentais encontrar alternativas viáveis e ambientalmente adequadas para a resolução do problema que incomoda a todos. A Represa do Salto Grande faz parte da história de Americana e não pode mais continuar nesta situação???, disse o secretário, Odair Dias. 
Fernando Di Franco, superintendente de Sustentabilidade da companhia de energia, demonstrou interesse em antecipar a iniciativa, tendo em vista que o prazo previsto inicialmente para obtenção das autorizações ambientais necessárias para viabilizar a proposta de vertimento controlado dos aguapés por meio da comporta de superfície do barramento ainda está em trâmite junto aos órgãos competentes. A forma de controle por meio de remoção mecanizada está prevista como alternativa complementar de manejo e controle no estudo técnico, que está em sendo feito pela empresa e deve ser concluído no início de 2019. 
???Cabe a análise da proposta da CPFL e ver a possibilidade de trabalharmos juntos. Estamos buscando soluções para mitigar o transtorno ocasionado pelos aguapés e neste momento é possível afirmar que duas ações serão colocadas em prática para o manejo e controle das plantas: a retirada das plantas de forma mecanizada e o vertimento dos aguapés??? adianta Odair Dias, secretário de Meio Ambiente de Americana.
As ações pactuadas entre a CPFL Renováveis e a Secretaria de Meio Ambiente estão previstas para serem iniciadas em meados de dezembro.