Hoje em dia, criar um site ou um blog é fácil, pois existem plataformas amigáveis que permitem você criar e personalizar o seu projeto web em pouco tempo.

Além disso, empresas de serviços de hospedagem de sites, tais como a Hostinger e a Weblink estão aí oferecendo planos baratos e com ótimos desempenhos.
Por isso, no universo do Marketing Digital não basta apenas ter um site, um blog ou um canal de vídeos. É necessário que as pessoas cheguem até o seu projeto online.
E é nesse contexto, com o intuito de garantir a sua presença digital, entram as tão comentadas técnicas de SEO.

O que é SEO
Search Engine Optimization é o significado das iniciais do termo SEO. Em português uma tradução mais fiel do termo pode ser Otimização para Mecanismos de Busca.
Sendo assim, o objetivo das técnicas é otimizar, ou seja, possibilitar que o seu site seja encontrado por um maior número de visitantes. Para isso, as técnicas trazem maneiras para melhor posicioná-lo nas páginas de resultado.
Ao adotar de maneira correta as táticas de otimização, o site será trabalhado para ser encontrado entre os primeiros resultados de páginas como Google, Yahoo e Bing.
É  possível afirmar que compreender SEO é algo fundamental tanto para quem tem um blog pessoal quanto para empreendedores que desejam ser vistos pelo seu público na internet.
E no caso de empresas, por exemplo, que necessitam de leads para o sucesso de seu Marketing Digital, estar bem posicionado nas páginas de resultados é essencial.
Sendo assim, utilizar corretamente as palavras-chaves em postagens e URLs, utilizar links para outras páginas e sites, utilizar imagens otimizadas e ter design responsivo são alguns dos procedimentos básicos de um bom trabalho de SEO.
Porém, além desses detalhes, o SEO vai além das palavras-chaves, ele também faz parte de um universo com termos próprios e várias siglas. E é isso que veremos com mais detalhes a seguir.

O que é SEM?
Search Engine Marketing, ou “Marketing para mecanismos de busca”, consiste nas estratégias de Marketing Digital para se destacar nas páginas de resultado.

Inicialmente muitos podem confundir o SEO com o SEM e de fato eles possuem similaridades. No entanto, o SEM consiste em técnicas que utilizam os motores de busca para realizar as ações de um negócio.
Alguns elementos das técnicas de SEM são o uso de links patrocinados, rede display e também a análise de dados recolhidos pelo Google Analytics.
O que é o SMM
Social Marketing Midia, ou Marketing de Mídias Sociais, conta com o objetivo de trabalhar o marketing realizado nas mídias sociais, que são espaços cada vez mais importantes para o Marketing Digital.
O SMM analisa os potenciais e as características das diferentes mídias sociais existentes e encontra maneiras de utilizá-las de modo correto e eficiente.
As ações promovidas por SMM nas mídias sociais podem possuir objetivos variados, tais como facilitar engajamento do público com a marca, divulgar uma promoção ou até mesmo atrair mais clientes.
Principais siglas utilizadas no mundo do SEO
As características do SEO e do Marketing Digital são várias e, por isso, é normal que ele possua uma infinidade de termos e siglas próprias. Algumas dessas abaixo você vai ler e ouvir com frequência.
SERP

É a sigla para Search Engine Results Page. Em português ela pode ser traduzida como Páginas de Resultado.
Trata-se de um conceito técnico que designa as páginas que mostram ao useiro os resultados de uma busca efetuada na internet. Por padronização, cada SERP deve mostrar no máximo dez resultados.

PR
É a sigla que design o termo PageRank. De uma maneira bem simples o PageRank consiste em uma avaliação de relevância de uma determinada página.
Ou seja, o PR é uma métrica desenvolvida para o Google mensurar, por meio dos seus algoritmos, a importância de uma determinada página.
Essa relevância é indicada em uma escala de amostragem que fica localizada na Toolbar do Google ou em ferramentas similares a Toolbar.
Hoje em dia para calcular o PageRank, o Google leva em consideração a quantidade, a qualidade e o contexto de links que se referem a página.
DA
É a sigla para o termo Domain Authority, que em português significa Autoridade do domínio. O DA é uma métrica de mecanismo de busca que calcula quão bem um site poderá se posicionar nas páginas de resultado.
Os valores do DA vão de 0 a 100. Quanto mais alto, maior será a possibilidade do site ser bem posicionado. O DA foi desenvolvido pela empresa Moz.
PA
A Page Authority tem semelhanças com o DA. Ela também consiste em uma métrica que visa analisar como uma página poderá ser bem posicionada nas páginas de resultado.
A PA é calculada baseada nas métricas da Moz e do Mozcape. Dessa maneira, uma página pode adquirir uma boa pontuação se a base de dados da Moz receber uma boa atualização.

 

Conclusão
Se você possui um site ou um blog e quer consolidar a sua presença online, com certeza já ouviu falar nas técnicas de SEO.
E quando o assunto é SEO, outras siglas relacionadas a esse vasto universo também se tornam comuns no dia a dia de quem atua com Marketing Digital.
Portanto, vale a pena estar por dentro do significado de cada uma delas e principalmente saber como melhorá-las para obter destaque no tão concorrido universo web.