Neste mês de dezembro, os alunos das redes municipal e estadual de ensino entram em férias escolares e para que o período seja aproveitado com segurança, o Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré orienta como as crianças e pais devem proceder para que as brincadeiras e passeios sejam saudáveis e seguros.
???São dicas simples, mas que fazem a diferença na segurança de nossas crianças. Caso algum problema ocorra, nosso Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal estão de prontidão para atender a população???, disse o prefeito Luiz Dalben.
Muitas crianças utilizam o tempo livre para soltar pipa, mas de maneira arriscada, com o uso do cerol, que é proibido no Município de Sumaré desde 1998, mas há quem insista em utilizar o produto. Além do risco de ferir o próprio corpo, há ameaças de machucar outras pessoas ao redor.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade, Mário Dizerzo Bertolo, ???é importante que a criança não solte pipas em dias de chuva, principalmente se houver relâmpagos, que evite brincar perto de antenas, fios telefônicos ou cabos elétricos e procure locais abertos como praças e parques???, comentou.
DENTRO DE CASA
– Os pequenos não devem ter acesso a eletrodomésticos, fósforos e isqueiros, produtos inflamáveis, remédios, produtos tóxicos, ferramentas e objetos cortantes.
– Nunca deixar crianças pequenas sem vigilância próximas a pias, banheiras, piscinas e recipientes com água em geral. ?? sempre melhor guardar baldes e recipientes virados para baixo.
FORA DE CASA
– O deslocamento até praças, parques e jardins deve ser sempre supervisionado por um adulto, evitando possíveis acidentes no trânsito.
– Nos parques, a classificação etária dos brinquedos deve ser respeitada.
– Utilizar proteção para cabeças, joelhos e cotovelos ao andar de bicicleta, patins, skate e afins.
– A ida a piscinas e/ou praias deve ser sempre acompanhada por um adulto. Não esquecer de utilizar o protetor solar e observar o período de exposição ao sol, preferindo os horários com raios mais amenos, registrados antes das 10 e após às 16 horas.