Serviço cada vez mais procurado, contratar cuidadores e enfermeiros confiáveis e capacitados para atender às necessidades de um ente querido em estado de saúde fragilizado é um desafio. O aquecimento desse mercado se deve, sobretudo, ao envelhecimento dos brasileiros: de acordo com uma projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 31% da população terá mais de 60 anos em 2060. De olho nesse mercado e com o objetivo de ajudar quem está em busca de cuidados em residências ou acompanhamento hospitalar, o empreendedor Rafael Schinoff criou a Padrão Enfermagem (www.padraoenfermagembrasil.com.br), rede de franquias que auxilia na contratação de cuidadores e enfermeiros por famílias com idosos que requerem atenção especial.
A Padrão Enfermagem conta com mais de 15 mil profissionais agenciados e 20 unidades espalhadas pelo Brasil, oferecendo serviços que vão de procedimentos pontuais, como administração de medicamentos, monitoramento de sinais vitais e testes de glicose; passando pelo acompanhamento integral com cuidadores de crianças e idosos que, além de tratar da saúde dos pacientes, auxiliam com tarefas de higiene e fazem companhia no dia a dia; até um trabalho efetivo de enfermagem e acompanhamento hospitalar para quadros de maior complexidade.
“Tudo começa com a consultoria, na qual o enfermeiro ou a enfermeira designada pela unidade vai até a família e faz uma avaliação do paciente sem custos ou compromisso. A partir daí, selecionamos o profissional mais adequado para o cenário e fazemos uma oferta de trabalho a ele”, conta o fundador. Esse primeiro contato também permite verificar se o mais indicado para o caso é um cuidador ou um enfermeiro, por exemplo. 
Para ser agenciado, os profissionais de saúde passam por um rigoroso processo de análise, começando por sua formação. ?? preciso que o indivíduo seja certificado como enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem ou cuidador. A partir daí é feita uma avaliação do currículo, checagem de antecedentes criminais e realização de uma entrevista com os candidatos. “Queremos deixar as famílias tranquilas e com a certeza de que estão seguras com um profissional qualificado”, declara Schinoff. 
O empreendedor diz que esse mercado gera muita incerteza entre familiares que não querem internar seus pais e avós em casas de repouso, por exemplo, ao mesmo tempo em que não podem levá-los para casa por não terem disponibilidade para se dedicar integralmente aos cuidados, realizar as adaptações adequadas em seus lares e, sobretudo, oferecer auxílio com a mesma expertise de um profissional de saúde. 
Franchising

O negócio nasceu como um tributo à mãe de Rafael, auxiliar de enfermagem há mais de 20 anos, que sonhava em ver seu filho seguindo os seus passos como enfermeiro, cargo de maior estima no setor de cuidados. Embora tenha trilhado um caminho completamente distinto, formando-se em administração de empresas, o empreendedor não tardou em unir seus sonhos aos dela e, em 2006, criou a primeira unidade da Padrão Enfermagem em Porto Alegre (RS). 
O processo de franchising teve início em 2011 e disponibiliza dois modelos de unidade: Padrão, com operações home based, e Plus, que requer um espaço comercial. O investimento inicial para abrir uma franquia da marca varia de acordo com a região e o número de habitantes, partindo de R$ 25.700, e o prazo médio de retorno é de 12 a 24 meses. 
“Buscamos franqueados com perfil empreendedor, comunicativo e empático. Uma vez que a demanda já existe e é alta, precisamos investir na conquista da confiança das famílias e demonstrar que ofereceremos um cuidado humanizado, com qualidade e profissionalismo aos seus entes queridos”, explica Schinoff. O treinamento dos parceiros acontece na sede da franqueadora, na capital gaúcha, onde os novos gestores passam por um processo de imersão teórica e prática na metodologia do negócio ao longo de cinco dias.
Vale lembrar que a rede também auxilia empresas de saúde a encontrarem profissionais adequados e oferece cursos de capacitação em cuidados. Atualmente, a Padrão Enfermagem soma 20 unidades em dez estados brasileiros e, até o final de 2019, a meta é inaugurar mais 30. Além de expandir a atuação nacionalmente, o negócio pretende cruzar o Atlântico em direção ao mercado português no ano que vem.