O prefeito de Americana, Omar Najar, acompanhou na manhã desta terça-feira (2), juntamente com a diretoria do Departamento de Água e Esgoto (DAE), o início da operação do segundo decantador da Estação de Tratamento de Água e Esgoto (ETA) 1. O sistema de abastecimento está passando por reformas e atualização técnica desde janeiro. A ETA 1 existe desde o final da década de 50 e os equipamentos mais novos datam do início da década de 70.

???Já entregamos a reforma do primeiro decantador na ETA 1, em fevereiro, e agora estamos colocando em funcionamento mais uma unidade totalmente reformada e atualizada para melhorar o abastecimento da nossa cidade. ?? uma conquista muito grande para Americana, que ficou sem investimentos por mais de 40 anos no sistema de abastecimento de água. Já estamos avançando bastante com empenho de toda a equipe do DAE e a agilidade nos serviços, para que possamos entregar o restante da obra em breve e garantir um ótimo resultado para a população por mais uns 20, 30 anos???, disse o prefeito Omar Najar.

A próxima etapa da obra de reforma do sistema de decantação vai abranger o decantador 1 da ETA 2, segundo o diretor geral do DAE, Carlos Cesar Gimenes Zappia. ???Os trabalhos de desmontagem do tanque de decantação começam a ser executados nesta quarta-feira e a previsão é concluir o serviço em 45 dias???, disse Zappia.

Ao todo, serão reformados quatro decantadores nas ETAs 1 e 2, responsáveis por parte do tratamento da água, com investimentos no valor de R$ 2,5 milhões. A obra deverá ser concluída ainda neste semestre.

A reforma nas ETAs vai melhorar o processo de clarificação do tratamento de água, aumentar a capacidade e a distribuição de água, que passará dos atuais 900 litros de água tratada por segundo para 1050 litros por segundo.

Com a execução das obras e paralisação de uma parte do tratamento, a redução prevista no volume de água tratada ficará entre 10% a 15%, porém, o processo de abastecimento não será prejudicado.