Com o objetivo de assistir com dignidade aos pacientes de Sumaré, a Secretaria Municipal de Saúde reformulou o DANF (Departamento de Atenção Nutricional e Fraldas), ampliando o atendimento aos que mais precisam. Agora, a dispensação dos produtos nutricionais é exclusiva para usuários que façam uso de alimentação enteral (dieta por sonda) e pacientes oncológicos graves que possuem dieta via oral.
O DANF faz a entrega de suplementos, dietas e fraldas, atendendo a pacientes que foram avaliados e encaminhados por médicos ou nutricionistas. De acordo com o novo protocolo, o paciente deve ser morador da cidade há, no mínimo, dois anos, estar cadastrado no Cad??nico (Cadastro ??nico) do Governo Federal, ter cadastro ativo na rede pública de saúde e, no caso das fraldas, ter a partir dos dois anos de idade. Caso o paciente tenha sido atendido inicialmente na rede privada de saúde, o mesmo deverá procurar a unidade de saúde de referência para os procedimentos de avaliação.
Após a avaliação, diagnóstico e recomendação médica o paciente que necessitar será encaminhado para o DANF, que fará a triagem para analisar se o usuário se encaixa nos requisitos exigidos. Após ser inserido no serviço, o paciente ou responsável deve dirigir-se para protocolar os documentos solicitados no Centro Administrativo de Nova Veneza, na Avenida Brasil, n° 1.111. O benefício é renovado a cada 90 dias, mediante atualização de documentos.
Sumaré é a única cidade da região que conta com o DANF, atendendo a processos administrativos e não apenas demandas judiciais, ofertando nutrição adequada e fraldas aos pacientes identificados com estas necessidades. Por ser o único município que possui o serviço, moradores de cidades vizinhas procuravam o departamento utilizando o endereço de algum parente da cidade, o que acabava gerando a falta de alguns produtos. A reformulação do DANF visa a regularização do atendimento, beneficiando os moradores de Sumaré.
“Somos a única cidade da região que conta com o serviço, ofertado aos pacientes que mais precisam. O DANF é formado por uma equipe multidisciplinar, que elaborou novos critérios para a dispensação dos produtos, pensando nos usuários de Sumaré que apresentam os casos mais graves. Temos a preocupação de atender com dignidade a todos os moradores que precisam e necessitam. Com respeito pelo morador e comprometimento, a Prefeitura trabalha para oferecer serviços humanizados e de qualidade para a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.