As crianças são consideradas o futuro da nação, e para ajudar a prepara-las para o mundo, nada melhor do que aguçar o gosto pela leitura. A importância da literatura na infância é muito grande, pois tem a capacidade de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica.

Por isso, desenvolver o hábito pela leitura desde o período infantil é fundamental, e a influência de pais e educadores nesse estágio é imprescindível. Pois, a leitura é uma das formas de que dispõe a interação com o ambiente em que estão inseridos e ajuda na compreensão de mundo. Por conta disso, é necessário que a criança se familiarize com os livros desde seus primeiros anos de vida.

A literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário, além de fomentar o gosto pela escrita também. Então, a educação deve resgatar o repertório que toda história infantil oferece para apresentar ás crianças as diferenças entre as culturas e os indivíduos, para ensiná-las a lidar com questões de forma ética, e para ajuda-las a lidar com as emoções durante seu desenvolvimento.

Lembrando que, a leitura deve ser introduzida de forma natural no dia a dia dos pequeninos, não deve ser algo imposto. Então, deve-se levar em consideração o tempo de atenção que a criança dedica à leitura e respeitar esse limite, mas nunca deixando de incentivar o contato com as obras literárias.

E com o propósito de estimular a leitura entre as crianças, no dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil, essa data ??? em especial ??? foi escolhida em homenagem ao Monteiro Lobato, já que ele foi um dos percursores da literatura infantil e infanto-juvenil aqui no Brasil. Neste dia, lembram à todos como é importante deixar meninos e meninas em contato com os livros desde cedo, para crescerem apegados a literatura.

E como uma ótima indicação de leitura infanto-juvenil, o livro ???O Diário Do Erasmo???, escrito pelo autor Robson Cuer, já em sua segunda edição pela Editora Coerência, narra a história do Erasmo, um cachorrinho que é resgatado e adotado, assim, passa a ser bem tratado e recebe muito amor de seu novo ???papai???. Inspirada na vida real, essa obra é perfeita para os amantes dos animais, sejam eles crianças ou adultos. Suas mensagens, aparentemente simples, encantam com a sutileza e com a moral que a história carrega por si só, esse livro é perfeito para ajudar os pequenos a aprender sobre o cuidado com os animais e o respeito com os seres vivos.