As dez Escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Americana se movimentam para as Festas Juninas que começam neste final de semana e terminam no dia 8 de junho. As festas devem reunir cerca de 50 mil pessoas no total.

A Emef Paulo Freire, do bairro Parque Novo Mundo, fará sua festa neste sábado (1º), a partir das 16h. “Nunca é uma festa pela festa. ?? um projeto que finaliza com este evento, mobilizando todos os setores da escola, alunos e comunidade. Cada escola prepara uma temática e a desenvolve para ser apresentada na festa junina”, disse a secretária de Educação, Evelene Ponce Medina, que vai acompanhar as festas juninas.

Este ano, a escola Paulo Freire comemora 20 anos e as danças irão representar os eventos mais importantes que aconteceram durante todos esses anos: Copinha de Futsal, Passeio Ciclístico, Olimpíada de Matemática, Leitura Silenciosa, Mostra Cultural e a Festa Junina. O JEM (Jogos Escolares do Município) também será representado, pois foi um projeto que por 19 anos mobilizou os alunos.
As apresentações na Emef Paulo Freire devem mobilizar cerca de 700 alunos que têm se dedicado aos ensaios desde o início do mês. Os estudantes ensaiaram com as professoras de educação física, Andréa, Marydalva e Morgana. “Nosso objetivo com a festa junina é integrar a comunidade e resgatar a história de nossa escola com a linguagem corporal típica de festa junina”, disse a diretora da Emef, Cidinha Marques.

“Contaremos toda nossa trajetória desses 20 anos com música e coreografias sobre tudo que desenvolvemos em nossa unidade. Foram momentos de leitura, estudo, jogos, passeio ciclístico, familiares, excursões pedagógicas, copinha, nossa premiação de OBMEP, OBA, OBMEF, Salão do Humor. Todas estas atividades fizeram a diferença na vida de nossos alunos. Nosso patrono Paulo Freire é o nosso grande exemplo”, afirmou Cidinha.

Segundo a diretora, o objetivo da escola sempre foi manter vivo o propósito de educar. “Com a competência de nossos professores, uma equipe de apoio atuante, nossa unidade escolar tornou-se grandiosa nessa missão de formar pessoas. Todo esse trabalho faz com que a comunidade confie em nossos projetos”, finalizou a diretora, que espera a presença de 5 mil pessoas no evento deste sábado.