A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana inicia na segunda-feira (3) o mutirão de limpeza nas regiões dos bairros Santa Maria, Jardim Paulistano, Jardim Lizandra, Bela Vista, Novo Horizonte e Jardim Guanabara. O serviço foi realizado no São Roque esta semana e resultou na retirada de 9 toneladas e 340 quilos de materiais inservíveis das áreas públicas e das casas.
A prefeitura orienta os moradores a colocarem nas calçadas os materiais inservíveis, como móveis, sofás, madeira, entre outros. A equipe de retirada de volumosos da Sosu irá recolher os materiais descartados.
O trabalho teve início no dia 13 de maio na região do São Domingos, Parque das Nações e Morada do Sol. O mutirão retirou 11 toneladas e 980 quilos de materiais inservíveis dos bairros Parque das Nações e Morada do Sol.
Os mutirões de limpeza são realizados durante todo o ano na cidade, que conta ainda com o suporte de sete ecopontos para o descarte de materiais inservíveis. O secretário da Sosu, Adriano Alvarenga Camargo Neves, ressaltou a importância da participação da população para manter as áreas limpas.
“A conscientização é fundamental para evitar a proliferação de criadouros do mosquito da dengue, ratos, baratas, escorpiões, colocando a vida dos próprios moradores em risco”.
Para o descarte correto de materiais, a cidade disponibiliza 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis e sete ecopontos nas regiões do Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209), Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327) e Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110). As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas.