O mutirão de limpeza da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) da Prefeitura de Americana está sendo realizado, desde segunda-feira (3), nos bairros Santa Maria, Jardim Paulistano, Jardim Lizandra, Bela Vista, Novo Horizonte e Jardim Guanabara. As equipes de trabalho já percorreram os locais e estão repassando nas ruas para recolher mais materiais inservíveis. A previsão é terminar o serviço na próxima semana.
A prefeitura orienta os moradores a colocarem nas calçadas móveis, sofás, madeira, entre outros, visando a destinação correta dos materiais descartáveis e a conscientização dos moradores para não sujar as áreas públicas, evitando a proliferação de animais peçonhentos e mosquitos da dengue, que causam doenças.
O trabalho de limpeza teve início no dia 13 de maio na região do São Domingos, Parque das Nações e Morada do Sol. O mutirão retirou 11 toneladas e 980 quilos de materiais inservíveis dos bairros Parque das Nações e Morada do Sol.
Na semana passada, o serviço foi realizado na região do São Roque e resultou na retirada de 9 toneladas e 340 quilos de materiais das áreas públicas e das casas.
Os mutirões de limpeza são realizados durante todo o ano na cidade, que conta ainda com o suporte de sete ecopontos para o descarte de materiais inservíveis.
A cidade disponibiliza 30 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para materiais recicláveis e sete ecopontos nas regiões do Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209), Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal), Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327) e Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110). As unidades funcionam de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas.