Na tarde desta terça-feira, o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias (PV), participou da CPI da barragem Salto Grande, na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo). Foram avaliados os riscos, esclarecidas dúvidas e feitas reivindicações no que compete à barragem da Represa de Salto Grande.
O secretário reforçou o pedido de apoio no que diz respeito ao descarte de esgoto no Rio Atibaia de 11 das 18 cidades que estão acima de Americana. ???Somente a retirada dos aguapés não é o suficiente; é necessário que medidas sejam tomadas na fonte do problema, partindo assim do princípio de prevenção e não somente da manutenção da represa???, disse.
O secretário afirmou ainda que é necessário mobilizar o Governo do Estado, o Governo Federal e os órgãos fiscalizadores para que a situação seja regularizada e falou sobre a retirada das macrófitas (aguapés) da represa. ???Estamos tendo excelentes resultados. Até o momento já foram retirados mais de 1.970.000m² da planta, mas não podemos nos dar por contentes. Vamos buscar mais”, apontou Odair.
O ex-deputado estadual e atuante nas causas envolvendo a Represa de Salto Grande, Chico Sardelli, também esteve presente na CPI.