O vereador de Santa Bárbara d’Oeste Alex Backer (PRB) deixou o plenário no momento de uma votação durante a sessão desta terça-feira. Antes da votação, o vereador afirmou que não entendeu do que se tratava o projeto de lei complementar nº04/2019, de autoria do poder executivo, e pediu para que o líder do governo, Carlos Fontes (PSD), explicasse a propositura. Fontes também demonstrou que não estava ‘a par’ do assunto tratado.
O projeto, que estabelece valor mínimo para ajuizamento de ações de execução fiscal, foi explicado, na verdade, pela vereadora Germina Dottori (PV), que é advogada. Mesmo com a explicação, Alex se levantou exatamente no momento em que a proposta entrou votação e retornou à sua cadeira segundos após o encerramento da votação, sem dar explicação.
A atitude de Alex é caracterizada, de acordo com o regimento interno, como obstrução de voto, que é quando o vereador escolhe não votar a proposta por qualquer motivo. A ação é permitida.
Alex vem fazendo oposição ao governo Denis Andia (PV) e, só nesta terça-feira, solicitou que o líder de governo explicasse duas as proposituras enviadas pelo poder executivo.