O comércio brasileiro parece estar reagindo e as vendas do Natal 2019 prometem ser as melhores em 4 anos. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a alta parcial do mês de novembro foi de 0,7%. O número é o quinto aumento consecutivo nas vendas do comércio brasileiro. 
A prévia do esquenta pôde ser observada nas vendas da Black Friday, um dos principais eventos no calendário do varejo físico e comércio eletrônico do Brasil, que contou com recorde de faturamento para as lojas online. Segundo levantamento da consultoria Ebit/Nielsen, o varejo online brasileiro faturou R$ 3,2 bilhões entre quinta e sexta, aumento de 23,6% em relação à data de 2018.
O acumulado do ano soma 2,4%, o que significa o melhor resultado do setor para meses de setembro desde o ano de 2009, quando a alta acumulou 1,1%. Ainda, se comparado ao mesmo período do ano anterior, as vendas aumentaram, em 2019, em 2,1%.
VENDAS ONLINE As vendas online são responsáveis por grande parte do que é comprado no Brasil e nos últimos anos cresceu mais que o varejo físico. De acordo com pesquisas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) do ano de 2018, as lojas físicas tiverem um aumento de apenas 2,3%, ao passo que as virtuais mais de 15%.
Além disso, em âmbito mundial, as compras feitas pela internet têm crescido 5 vezes mais que as feitas offline, especialmente nos Estados Unidos, onde esse modelo já é forma mais usual de comprar.
As empresas especializadas têm se esforçado na busca para encontrar esses clientes. Um exemplo é o Kabum Supermáquina, voltado a ofertas rápidas na venda de computadores.